sábado, 14 de outubro de 2023

Simchat Torah - שִׂמְחַת תּוֹרָה (07 e 08 out 2023)




Celebrando a Torá (instrução)...

Toda semana, nas sinagogas de todo o mundo, uma porção da Torá (chamada parashah) é cantada. A tradição judaica dividiu a Torá em 54 parashiyot – aproximadamente uma porção para cada semana do ano – de modo que, no decorrer de um ano, toda a Torá foi recitada durante os serviços.

Simchat Torá ou Simhat Torá (שִׂמְחַת תּוֹרָה‎, lit., "Alegria com/da Torá" é um feriado judaico que celebra e marca a conclusão do ciclo anual de leituras públicas da Torá e o início de um novo ciclo. Simchat Torá é um componente do feriado judaico bíblico de Shemini Atzeret ("Oitavo Dia da Assembleia"), que segue imediatamente após o festival de Sucot no mês de Tishrei (ocorrendo em setembro ou outubro no calendário gregoriano).

A leitura final deste ciclo ocorre em Simchat Torá ("Alegria da Torá"), um festival rabínico que celebra tanto a conclusão do ciclo anual de leitura da Torá quanto o início de um novo ciclo.

Durante Simchat Torá (שמחת תורה) a última porção da Torá (de Deuteronômio) é lida, bem como os primeiros versos da primeira porção (de Gênesis), indicando assim que o Talmud Torá - o estudo da Torá - nunca termina. A ideia de que o estudo da Torá é cíclico encontra expressão no ritual de dançar ao redor da Torá, conhecido como hakkafot (הקפות).

זֶה־הַיּוֹם עָשָׂה יְהוָה נָגִילָה וְנִשְׂמְחָה בוֹ

zeh-hai·yohm ah·sah Adonai nah·gee'·lah ve·nees·me·chah voh

“Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele”

(Salmo 118:24)

Observe que a palavra "nagilah" (נָגִילָה) neste versículo significa "regozijemo-nos", de uma raiz da palavra "gil" (גִּיל) que significa um "círculo", sugerindo a dança circular do hakafah.

O Circulo da Torah:

54. Parashat: Vezot Haberakhah (Deut.33:1-34:12).
Maftir: Numeros 29:35-30:1.
Haftarah: Josué 1:1-18.

1. Parashat: Bereshit (Gênesis 1:1-2:3)

Nota: Para Simchat Torá, apenas parte da Parashat Bereshit é lida. A parashá completa (Gênesis 1:1 - 6:8) é lida no Shabat após Simchat Torá.

Shavuot e Simchat Torá

Ambos os principais períodos de feriados (Primavera e Outono) culminam com um festival dedicado à Torá:

  • Shavuot (ou seja, "Semanas" ou "Pentecostes") - Este feriado marca a entrega da Torá (matan torá) exatamente 50 dias após o êxodo do Egito (calculado como sendo o dia 6 de Sivan, 49 dias após a primeira Páscoa em Nisan 15).
  • Simchat Torá (שמחת תורה) - Este feriado marca a conclusão do ciclo de leitura da Torá do ano. Simchat Torá é baseado na "reunião hakhel" (הַקְהֵל) ordenada por Deus na Torá: "No final de cada sete anos, na hora definida no ano de libertação, na Festa de Sucot (בְּחַג הַסֻּכּוֹת), quando todo o Israel vier comparecer diante do Senhor teu Deus... você lerá esta Torá diante de todo o Israel, aos seus ouvidos. Reúna (הַקְהֵל) o povo, homens, mulheres e crianças, e os estrangeiros dentro de suas cidades, para que ouçam e aprendam a temer o Senhor, seu Deus, e tenham o cuidado de cumprir todas as palavras desta Torá” (Deut. 31:10-12).

No entanto, embora ambos os feriados sejam centrados na Torá (instrução), o clima dos dois feriados é totalmente diferente. Shavuot é um momento para responder sobriamente à revelação da Torá, comprometendo-nos a observá-la e estudá-la, enquanto Simchat Torá é um momento para expressar nosso amor e adoração pela Torá, regozijando-nos e dançando com ela.

Há uma lição nisso para nós. Primeiro devemos nos submeter à disciplina de estudar as Escrituras e então poderemos nos alegrar com o conhecimento e o conforto que elas nos proporcionam. Dito de outra forma, não há d'rash sem p'shat - não há aplicação sem o estudo do texto. Mas depois de trabalharmos duro no estudo do texto, recebemos a dádiva da grande alegria de conhecer a verdade do SENHOR.


Não celebramos Simchat Torá em Shavuot, porque a Torá exige a nossa resposta; nem o celebramos em Rosh Hashanah ou Yom Kippur, pois representa um tempo de julgamento e expiação. Portanto, esperamos até o final da festa culminante de Sucot para celebrar a Torá, onde “vocês ficarão completamente alegres” (Deuteronômio 16:15). Celebramos a conclusão da Torá lendo a bênção de Moisés sobre as tribos de Israel (ou seja, V'zot Haberakhah, a última porção da Torá).

Vamos girando e girando o ano... O estudo da Torá é um círculo que segue as estações da salvação de Deus. Suas páginas são arquétipos e parábolas da condição humana que revelam a salvação de Deus. Cada judeu tem sua própria letra na Torá (instrução); seu nome está escrito nela... Chazak, chazak, venitchazek!

Serviços Simchat Torá

1. O Culto Noturno (שירות מעריב)

As festividades de Simchat Torá começam com o serviço noturno. Todos os rolos da Torá da sinagoga são removidos da arca e transportados pelo santuário em uma série de sete hakafot (circuitos). Embora cada hakafa precise abranger apenas um circuito ao redor da sinagoga, a dança e o canto da Torá geralmente continuam por muito mais tempo e podem transbordar da sinagoga para as ruas.

As celebrações de Simchat Torá começam após o serviço normal de Ma'ariv (noite) na sinagoga, em 23 de Tishri. Todos os rolos da Torá da sinagoga (sifrei Torá) são retirados da Arca Sagrada e várias pessoas têm a honra de carregar um pergaminho durante uma procissão festiva chamada hakkafah. Existem sete desses hakkafot, ou "procissões circulares", que ocorrem, e é costume dançar e "beijar" os pergaminhos enquanto eles passam tocando um Siddur (livro de orações) no pergaminho e depois beijando o livro.

Nas sinagogas judaicas ortodoxas e conservadoras, cada circuito é anunciado por algumas invocações melodiosas implorando a Deus a Hoshiah Na ("Salve-nos") e terminando com o refrão, Aneinu B'yom Koreinu ("[Deus] responda-nos no dia em que chamamos "). Nas sinagogas ortodoxas e conservadoras, os hakafot são acompanhados por cantos tradicionais, incluindo versos bíblicos e litúrgicos e canções sobre a Torá, a bondade de Deus (Mipi El é um exemplo), anseios messiânicos e orações.

As congregações também podem cantar outras canções populares durante a dança. As crianças costumam receber bandeiras, doces e outras guloseimas. O vigor da dança e o grau de alegria festiva variam de acordo com o temperamento congregacional.

Nas sinagogas ortodoxas, homens e meninos predominam nas danças; as crianças (mesmo as meninas) também podem dançar com os pais. Mulheres e meninas mais velhas muitas vezes têm seus próprios círculos de dança (às vezes com os rolos da Torá), ou observam do outro lado de uma mechitza (partição), de acordo com o valor de tzniut (modéstia). Nas congregações conservadoras e progressistas, homens e mulheres dançam juntos. Em algumas congregações, os rolos da Torá são levados para as ruas e a dança pode continuar até tarde da noite.

Após o hakafot, muitas congregações recitam uma porção da última parashah da Torá, V'Zot HaBerachah ("Esta é a Bênção...") em Deuteronômio. A parte lida é geralmente 33:1–34:12, mas isso pode variar de acordo com o costume individual da sinagoga, embora Deuteronômio nunca seja lido até o fim à noite.

Após a sétima volta, os pergaminhos são devolvidos à Arca, embora um seja deixado no bima (estande de leitura da Torá) para ler a última porção da Torá do ciclo. Esta é a única época do ano em que a Torá é recitada durante o serviço noturno.

Freqüentemente há uma oneg (festa) após a leitura da porção da Torá em antecipação ao serviço Shacharit (manhã).

2. O serviço matinal (שירות בוקר)

O serviço matinal também inclui hakkafot, mas o foco está mais na leitura da própria Torá. Os últimos versos do Deuteronômio são lidos pelo Chatan Torá - o "Noivo da Torá" - pessoa selecionada para encerrar a leitura da Torá do ano, enquanto os primeiros versos do Gênesis são lidos pelo Chatan Bereshit, o "Noivo do Gênesis" - a pessoa selecionada para iniciar a leitura da Torá do ano novo. Desta forma, o serviço mostra que começamos exatamente onde terminamos: com a Torá como o centro dos nossos pensamentos.

Todos convidados para Aliyah...

É costume que todos os adultos presentes no serviço matinal de Simchat Torá recebam uma aliá - ou "chamado para abençoar a Torá". Normalmente isto é feito tendo os mesmos versículos (extraídos de Deuteronômio 31:1-26) recitados repetidas vezes (para facilitar isso, congregações maiores se dividirão em grupos menores, cada um com sua própria Torá; enquanto outras congregações convocarão mais mais de uma pessoa por vez).

Kol Hane'arim - "Todas as crianças"

Geralmente a última aliá é especial. Somente durante Simchat Torá as crianças são chamadas para recitar a bênção da Torá. Um talit normalmente é transformado em um dossel sobre eles e, depois de serem treinados por um adulto para recitar a bênção.

Serviço de Leitura da Torá

Depois que a dança ao redor da Torá e as várias aliyot são realizadas, o serviço se volta para as leituras formais da Torá, conforme entregue primeiro pela Chatan Torá (Deuteronômio 33:27 - 34:12) e pelo Chatan Bereshit (Gênesis 1:1 - 2: 6). [Observe que o Chatan Bereshit não recita a parashá completa para Bereshit, mas apenas uma leitura parcial (a leitura completa é realizada no Shabat após Simchat Torá)]. É costume em muitas sinagogas estender um talit sobre os leitores da Torá durante suas leituras.

À medida que o primeiro capítulo do Gênesis é lido, a congregação recita para cada dia da criação veyehi erev veyehi voker - "houve tarde e houve manhã" - que é repetido pelo leitor da Torá.

Hagbah - o levantamento do Rolo da Torá

No final do serviço de leitura da Torá, é realizada uma cerimônia chamada Hagbah (חגבה). Hagbah é o levantamento do rolo da Torá e sua exibição à congregação. Em Simchat Torá, Hagbah é realizada de maneira diferente. Para simbolizar o retorno da Torá ao seu início, a pessoa levanta o pergaminho para que seja invertido (ou seja, para que pelo menos três colunas da escrita hebraica sejam vistas pela congregação). Hagbah é especialmente difícil neste momento, pois o peso do pergaminho está todo de um lado. Hagbah realizada em Simchat Torá simboliza o retorno ao início do pergaminho e, novamente, é uma imagem do círculo da Torá.

Conclusão do Culto da Manhã

O serviço matinal da Simchat Torá termina com a leitura do maftir (Números 29:35-30:1) seguida pelo canto da Simchat Torá Haftarah (Josué 1:1-18).


3. O Serviço Adicional (שירות מוסף)

Como em outros feriados, há um serviço adicional (musaf) realizado logo após o serviço matinal. O Musaf para Simchat Torá às vezes é dedicado à alegria adicional, com algumas sinagogas permitindo "brincadeiras" de bom gosto por parte das crianças, a fim de aumentar a alegria do dia.

Yeshua e Simchat Torá

Visto que Yeshua, o Mashiach (ou seja, "Jesus Cristo") é a Torá Ha-Emet - a Verdadeira Torá - devemos igualmente celebrar a Alegria da Torá em nossas vidas. Yeshua é a Torá Viva, a Palavra Viva, escrita em nossos corações para que possamos verdadeiramente dançar e abraçar a Verdade dada por Deus. Na verdade, Yeshua não veio para destruir a Torá, mas sim para cumpri-la em nossas vidas (Mateus 5:17-20). Como está escrito no Tanakh sobre a Nova Aliança:

“Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que farei uma nova aliança (B'rit Chadashah) com a casa de Israel e com a casa de Judá: não de acordo com a aliança que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; violaram a minha aliança, embora eu fosse seu marido, diz o Senhor: Mas esta será a aliança que farei com a casa de Israel; Depois daqueles dias, diz o Senhor, porei a minha instrução (Torá) no seu interior, e a escreverei (a Torá) nos seus corações; e serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E não mais cada um ensinará ao seu próximo e cada um ao seu irmão, dizendo: 'Conhece ao Senhor', porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior, diz o Senhor. Porque perdoarei a sua iniquidade e me lembrarei seus pecados não mais”. (Jeremias 31:31-34)

Esta mesma ideia é claramente reafirmada no Novo Testamento (ver Hebreus 8:8-11). Como judeus messiânicos e cristãos, então, temos uma razão maior para celebrar a Torá, uma vez que Yeshua (Jesus) é, naturalmente, o coração, ou mensagem central da Torá – o seu significado interior e encarnação. Ele é a Torá feita carne (João 1:14), o fiel Mediador da Nova e Melhor Aliança (Hebreus 8:6), e Ele faz o que Moisés e a aliança Sinática nunca poderiam fazer, ou seja, escrever a Torá dentro de nosso interior. partes e em nossos corações para que possamos ser verdadeiramente o povo de Deus (Jeremias 31:31-34). Por meio de Sua morte sacrificial, as justas exigências da Torá são totalmente satisfeitas, e o Senhor é glorificado como justo e misericordioso (isto é, o justificador daqueles que confiam Nele).

Por meio de Seu sofrimento sacrificial, agora somos capazes de dançar verdadeiramente!

A Torá (ou seja: a instrução, chamada também tradicionalmente de de: "a lei") é santa, justa e boa (Romanos 7:12), mas aqueles que buscam a justiça com base em suas exigências descobrirão o fato trágico de que ela é impotente para transmitir justiça e vida (2 Coríntios 3:7-18). É o pecado dentro do coração humano que condena as pessoas – não a Torá. A crucificação de Yeshua condenou o pecado na carne (novamente, não condenou a Torá) e agora a justiça de Deus é comunicada àqueles que abraçam Yeshua pela fé (Romanos 8:3-4). Habilitados pelo Espírito Santo, com a Torá agora escrita em nossos corações (Jeremias 31:31-3; Hebreus 8:10-11), somos capacitados para cumprir os requisitos da lei com base em um relacionamento de nova aliança com Deus. (Gál. 2:16, 3:2). Não buscamos mais a justiça por meio da manutenção ritualística ou outras ordenanças (Romanos 4:5; Gálatas 2:16), mas recebendo o dom gratuito da justiça do Messias imputada a nós através de nossa confiança (Efésios 2:8-9). Por causa da vitória de Yeshua, não nos esforçamos por aceitação diante do Pai, nós habitamos nele, chaverim…

Isru Chag (אִסְרוּ־חַג)

O dia seguinte ao encerramento da temporada de Sucot é conhecido como Isru Chag, "vinculando o festival" (do Salmo 118:27). É observado como um dia semifestivo, quando as súplicas de Tachanun (normalmente recitadas após a Amidá do dia da semana) são omitidas dos cultos da manhã e da tarde.

Salmo 118:27 (BHS)
O Senhor é Deus; Ele nos deu luz; amarre a oferta solene às pontas do altar com cordas.

El Adonai yaiyaer lanu isru-chag, b'avotim ad-karnot ha-mizbe'ach.

Durante o período do Templo, Isru Chag era o dia em que os peregrinos deixavam Jerusalém para voltar para casa. De acordo com o Talmud, observar Isru Chag como um dia festivo é semelhante a oferecer sacrifícios no altar do Templo (Sucá 25b).

Em 7 de outubro de 2023, durante Simchat Torá, o Hamas invadiu comunidades israelenses perto da fronteira de Gaza e massacrou civis. Mais de mil pessoas morreram, incluindo pessoas de diversos países. Hamas é um acrônimo da frase árabe حركة المقاومة الإسلامية ou Ḥarakah al-Muqāwamah al-ʾIslāmiyyah, que significa "Movimento de Resistência Islâmica". Esta sigla, HMS, foi posteriormente glosada no Pacto do Hamas pela palavra árabe ḥamās (حماس), que significa "zelo", "força" ou "bravura". Em hebraico, existe uma palavra com som semelhante, ḥāmās (חמס) que conota "violência".


Nenhum comentário:

Postar um comentário