sábado, 21 de outubro de 2023

פָּרָשַׁת הַשָּׁבוּעַ ("Parashat HaShavua" - Porção Semanal da Torah) - 21 out 2023 - (COMPLETA) Nº:02

Leia conosco estas porções da palavra de Deus que serão ouvidas nas sinagogas ao redor do mundo durante o serviço de Shabat (sábado) desta semana. Sabemos que você será abençoado(a)!

Leia também:

Parashat: נֹחַ Noar ("Noé/ Descanso")

  • Shabat: 21 de outubro de 2023 (6 de Cheshvan de 5784).
  • Torah: Gen. 6:9-11:32
  • Haftarah: Isa. 54:1-55:5
  • Brit Chadashah (Novo Testamento): Mat. 24:36-46; 1 Pe. 3:8-22; Heb. 11:7

Benção antes do estudo da Torah (instrução) da Palavra de Deus (clique na imagem abaixo):



Na porção da Torá da semana passada (Parasha), reiniciamos o ciclo do estudo semanal da Palavra de Deus desde o início com o estudo de mesmo nome: Bereisheet (No Princípio).

Esta semana continuamos nosso estudo no primeiro livro de Moisés com o personagem bíblico de Noé — o único homem justo de sua geração.

Sobre Noé... Noé: Um Homem Justo 

“A terra estava corrompida diante de Deus e cheia de violência. Deus olhou para a terra e viu que ela estava corrompida, pois toda a humanidade havia corrompido a sua conduta.” (Gênesis 6:11-12) 

As Escrituras Hebraicas descrevem Noé como tzadik (צַדִּיק justo) e tamim (תָּמִים puro, inocente, completo e impecável). Noé se destaca em contraste com a época em que viveu. Apenas seis capítulos na Bíblia e o mundo já está cheio de violência e corrupção. Deus jurou destruir todas as pessoas - exceto Noé e sua família. Essas oito pessoas seriam salvas milagrosamente em uma arca que Deus instruiu Noé a construir. (1 Pedro 3:20) 

Noé obedeceu a Deus, mesmo sem ver nenhuma evidência do dilúvio que viria. Por essa razão, o livro de Hebreus inclui Noé como um dos heróis da nossa fé: “Pela fé Noé, quando avisado sobre coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.” (Hebreus 11:7)

Ele não era um homem que “se apoiava em seu próprio entendimento” de uma situação, mas confiava plenamente na Palavra do Senhor e obedecia. Também chegaremos a este lugar de paz e descanso quando aprendermos a simplesmente confiar e obedecer a Deus em Sua Palavra. Com muita frequência, tentamos raciocinar tudo e garantir que algo faça sentido ou concorde com nossa teologia antes de cumprir os mandamentos de Deus.

“Assim, façamos todo o esforço possível para entrar naquele descanso, para que ninguém pereça seguindo o exemplo da desobediência.” (Hebreus 4:11)



Estudiosos seculares muitas vezes zombam da história de Noé e do grande dilúvio (המבול הגדול), sugerindo que é um mito, mas vários documentos antigos revelam paralelos impressionantes com o relato dado na Torá (o mais famoso deles é o "Épico de Gilgamesh" babilônico "). Além disso, os arqueólogos marítimos descobriram inúmeras "cidades submersas" antigas em todo o mundo que dão credibilidade à descrição encontrada nesta parashah. 

Além disso, a Torá descreve as “comportas das profundezas” que romperam e inundaram a superfície da terra – as “fontes das profundezas” (מַעְיְנֹת תְּהוֹם רַבָּה) dos oceanos subterrâneos (Gn 7:11) que hoje foram confirmadas. existir.

O nome de Noé vem do verbo hebraico nacham (נָחַם), que significa “descansar” ou “confortar” (isto é, dar força). Ele foi assim chamado por seu pai Lameque, que disse: "Da terra que o Senhor amaldiçoou, este nos trará alívio (זֶה יְנַחֲמֵנוּ) do nosso trabalho e do doloroso trabalho das nossas mãos" (Gn 5:29). Na verdade, Noé era um “tipo” do Salvador que viria, que faria o mundo renascer, dando conforto e descanso duradouros.

Em nossa leitura da Torá, Deus revelou a Noé sua intenção de destruir todos os habitantes da terra com um grande dilúvio (mabbul) e, portanto, instruiu-o a construir uma teivah ("arca") de madeira de três camadas e 150 metros de comprimento, revestida por dentro e por fora com piche. Noé levou sua esposa, seus três filhos (Shem, Ham e Yaphet) e suas esposas, e dois (macho e fêmea) de cada tipo de animal impuro (e sete de cada limpo) para dentro da arca para serem protegidos do dilúvio que se aproximava.

O Mês de Heshvan - חדש חשון

No calendário bíblico, o mês de Cheshvan (חֶשְׁוָן) segue imediatamente o "mês de feriado" de Tishri, embora às vezes seja chamado de Mar-Cheshvan ("Cheshvan amargo") porque não há festivais durante o mês ("nem festa nem jejum ") e marca o início da estação fria e chuvosa em Israel. A Torá registra que Deus derrubou o Dilúvio que destruiu o mundo em 17 de Cheshvan (Gn 7:10-11), que durou até 27 de Cheshvan (Gn 8:14) - exatamente um ano do calendário após seu início (o sábio judeu Rashi observa que a discrepância de 11 dias entre os dias 17 e 27 representa a diferença de 11 dias entre o ano solar e lunar). Como o Dilúvio de Noé começou e terminou durante este mês, Cheshvan é geralmente considerado como "mar" - um tempo de julgamento e dificuldades (os sábios dizem que Deus deu a Noé o sinal do arco-íris para anunciar que Deus nunca mais destruiria o mundo por um inundação no primeiro dia do mês de Kislev).

Apesar da sua associação com o julgamento, algumas tradições judaicas afirmam que o mês de Cheshvan acabará por perder a sua amargura, porque será nesta altura que o “terceiro Templo” será inaugurado. Para os crentes messiânicos, no entanto, este futuro Templo será o “Templo da Tribulação”, o lugar onde o Messias do Mal trairá o povo de Israel na metade da “semana” final da grande profecia de Daniel. Na verdade, será somente depois que Yeshua retornar para salvar Israel no Fim dos Dias que o Quarto Templo (Reino Milenar) será estabelecido, e então todas as nações sobreviventes virão a Sião para honrar o povo judeu e o Senhor Deus de Israel...


Bênção de Rosh Hodesh...

A seguinte bênção (simplificada) pode ser recitada para pedir ao Senhor Deus Todo-Poderoso que o ajude no novo mês que se aproxima:

יְהִי רָצוֹן מִלְּפָנֵיךָ יהוה אֱלהֵינוּ
וֵאלהֵי אֲבוֹתֵינוּ שֶׁתְּחַדֵּשׁ עָלֵינוּ חדֶשׁ טוֹב
בַּאֲדנֵינוּ יֵשׁוּעַ הַמָּשִׁיחַ אָמֵן

ye·hee · rah·tzohn · meel·fah·ney'·kha · Adonai · E·loh·hey'·noo
vei·loh·hey · a·voh·tey'·noo · she·te·cha·deish · ah·ley'·noo · choh·desh · tohv
ba'a·doh·ney'·noo · Ye·shoo'·a' · ha·mah·shee'·ach · ah·mein

“Que seja a tua vontade, Senhor nosso Deus 
e Deus de nossos pais, que você renove para nós um bom mês 
em nosso Senhor Yeshua, o Messias. Amém."

A parashah da semana passada (Bereshit) mostrou como a Queda de Adão e Eva fez com que a humanidade mergulhasse no caos idólatra. As gerações perversas de Caim (e a mistura ímpia do humano e do demoníaco através dos “nefilins”) fizeram com que o mundo ficasse inteiramente mergulhado na anarquia e na sede de sangue, de modo que “toda intenção dos pensamentos do coração do homem era apenas má continuamente”. (Gênesis 6:5). Depois de nove gerações, o Senhor “se fartou” e estava pronto para varrer a humanidade da face da terra. No entanto, Deus reconheceu Noé (da linhagem piedosa de Sete) como um tsadic (צַדִּיק), um homem justo, e graciosamente tomou providências para salvá-lo da ira vindoura.


"Estas são as gerações de Noé: Noé era um homem justo;
ele era irrepreensível em sua geração. 
Noé andou com Deus."

O nome de Noé vem do verbo hebraico nu'ach (נוּחַ), que significa "descansar". Ele foi assim chamado por seu pai Lameque, que disse: “Da terra que o Senhor amaldiçoou, este nos trará alívio (descanso) do nosso trabalho e do doloroso trabalho das nossas mãos” (Gênesis 5:29). Como tal, Noé é um tipo de Messias que salva o mundo e dá conforto e descanso.

Em nossa porção da Torá, Deus revelou a Noé sua intenção de destruir todos os habitantes da terra com um grande dilúvio mundial (mabbul) e, portanto, instruiu-o a construir uma teivah de madeira de três níveis e três níveis de 450 pés de comprimento ("arca"). e revestir ou cobrir (כָּפַר) por dentro e por fora com piche (isto é, resina). Noé levou sua esposa, seus três filhos (Sem, Cão e Jafé) e suas esposas, e dois (macho e fêmea) de cada espécie de animal impuro (e sete de cada limpo) para dentro da arca para serem protegidos do dilúvio que se aproximava.

No sexto centésimo ano da vida de Noé, no segundo mês, no dia 17 do mês, todas as “fontes do grande abismo” irromperam e a chuva começou a cair durante 40 dias e noites. As águas eventualmente cobriram toda a terra, subjugando até mesmo os topos das montanhas mais altas. Após 150 dias, as águas começaram a baixar e, no 17º dia do 7º mês, a arca pousou no Monte Ararat. De seu poleiro, Noé despachou um corvo e depois uma série de pombas, "para ver se as águas diminuíam da face da terra". No seiscentésimo primeiro ano de vida de Noé, no segundo mês, no 27º dia do mês, após uma estadia de 1 ano e 11 dias (ou seja, um ano solar completo), o solo estava finalmente seco.

Noé então removeu a cobertura da arca (מִכְסֶה) e construiu um altar para oferecer sacrifícios a Deus. O SENHOR então fez uma aliança (בְּרִית) com Noé e seus descendentes de nunca destruir a terra com um dilúvio, e deu o *arco-íris (ou seja, keshet: קֶשֶׁת) como seu sinal.

*a palavra portuguesa "arco-íris" (em espanhol também: arcoíris): vem da mitologia grega, onde Íris era uma deusa que exercia a função de arauto divino. Em sua tarefa de mensageira, a deusa deixava um rastro multicolorido ao atravessar o céu.

Em uma cena que lembra a Criação, estabelecendo as características e efeitos da natureza, como apenas Deus pode criar e assim demonstrando também o seu poder criativo, Deus ordena a Noé e sua família que saiam e repovoem a terra - sejam frutíferos e se multipliquem. Deus novamente instrui o consumo de ervas verdes e agora permite que a humanidade coma carne de animais; no entanto, Deus proíbe o consumo de sangue.

Deus também institui a pena de morte para assassinato, lembrando-os de que o homem foi criado à imagem de Deus e, portanto, a vida de cada ser humano é muito preciosa. Este trecho nos lembra que quando olhamos para os outros, devemos vê-los como tendo sido criados à imagem e semelhança do Todo-Poderoso.

“Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.” (Gênesis 9:6)

Os mandamentos específicos dados aos b'nei Noach (os filhos de Noé) são detalhados em Gênesis capítulo 9, mas podem ser resumidos da seguinte forma:
  1. A ordem para sermos frutíferos e multiplicarmos (9:1, 7)
  2. A proibição de comer sangue (9:4)
  3. A proibição do assassinato e a instituição da pena capital (9:6)

Depois que Noé e sua família emergem da Arca, eles oferecem a Deus um sacrifício dos animais limpos carregados na Arca para esse propósito. Deus promete a Noé que nunca mais amaldiçoará a terra por causa da maldade do homem e nunca mais destruirá todas as criaturas vivas e respirantes da terra como havia feito no dilúvio:

"E o Senhor sentiu um aroma agradável. Então o Senhor disse em seu coração: ‘Nunca mais amaldiçoarei o solo por causa do homem, embora a imaginação do coração do homem seja má desde a juventude; nem destruirei novamente todas as coisas vivas como fiz.’” (Gênesis 8:21)

Deus coloca um arco (qeshet: קֶשֶׁת) no céu como sinal da aliança (ot brit / אוֹת בְּרִית) com todas as pessoas da terra:

 “Eu coloquei Meu arco na nuvem, e ele será para o sinal da aliança entre Mim e a terra.” (Gênesis 9:13)

Esta não é a única aliança que Deus fez. Outras alianças seguiram, e cada uma vem com seu próprio sinal particular (ot). 

  • O sinal da aliança abraâmica é a circuncisão de todos os bebês do sexo masculino no oitavo dia.
  • O sinal da aliança mosaica é a observância do sábado do sétimo dia.
  • Yeshua disse que a grande marca de fé Nele - de ter a Torá (instrução) escrita em nossos corações e mentes na Brit Chadashah (Nova Aliança) - é o amor:

“Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.” (João 13:35)

O arco-íris é um símbolo importante na Bíblia. É mencionado pela primeira vez quando Noé e sua família avistam um arco-íris no céu após o grande dilúvio ter terminado, e eles deixam a arca para entrar em terra seca. O arco-íris que Deus exibiu no céu representava a promessa, ou aliança, de que Deus nunca mais destruiria a terra por meio de um dilúvio. O arco-íris também simboliza a graça de Deus para com toda a humanidade.

A Maldição Geracional de Ham

Depois de deixar a Arca, Noé planta uma vinha. Embora seja um homem justo, ele fica bêbado com vinho e é encontrado por seu filho, Ham, desmaiado e nu em sua tenda. Noé abençoa dois de seus filhos, Shem e Yafet, porque eles andam de costas e cobrem sua nudez; no entanto, o filho de Noé, Ham, é punido por desonrar seu pai. Esta é uma lição forte para todas as nossas crianças. O mandamento de honrar nossa mãe e nosso pai vem com a promessa de que viveremos uma vida longa e abençoada.

“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12)

Ensinar as crianças a respeitar adequadamente seus pais protege seu futuro.

A parashah então explica a infância dos sobreviventes. "Noé começou a ser um homem da terra e plantou uma vinha. Ele bebeu do vinho e ficou bêbado e ficou descoberto em sua tenda. E Cham (Ham), o pai de Canaã, viu a nudez de seu pai e contou a seus dois irmãos que estavam lá fora” (Gn 9:20-22). De acordo com vários chazal, "Cham viu a nudez de seu pai", significava que o filho de Noé o sodomizou ou castrou (Talmud - Sinédrio 70a), tornando-o impotente. Como Cão impediu Noé de ter um quarto filho, Noé amaldiçoou o filho de Cão, Canaã (embora tenha abençoado Sem e Jafé, que "cobriram a nudez de seu pai").

Esta é uma lição forte para todas as nossas crianças. O mandamento de honrar nossa mãe e nosso pai vem com a promessa de que viveremos uma vida longa e abençoada.

“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12)

Ensinar as crianças a respeitar adequadamente seus pais protege seu futuro.

Embora toda a família de Noé tenha sido salva fisicamente, cada um ainda precisa escolher o caminho da salvação espiritual - uma transformação do coração. Shem e Yafet mostram um coração e um espírito corretos, enquanto seu irmão Ham mostra que seu coração precisa ser regenerado.

Essa maldição sobre Ham não terminou com ele, mas continuou pelas gerações.

Depois disso, a parashah descreve como a terra foi repovoada através dos três filhos de Noé (como os fundadores das "setenta nações" dos gentios - conforme descrito na genealogia detalhada de Gênesis capítulo 10). Os descendentes de Noé permaneceram como um único grupo de pessoas com uma única língua (lashon hakodesh) por dez gerações. No entanto, eles finalmente retornaram aos maus caminhos dos “filhos de Caim”, unindo-se em uma religião idólatra que os levou a construir uma “torre com o topo nos céus”. Deus confundiu sua religião maligna, entretanto, "confundindo sua fala" e assim dispersando o povo pelas setenta nações da terra (a torre abandonada foi chamada Bavel (Babel) e é considerada por muitos como a origem da "Babilônia Misteriosa").

Um dos filhos de Ham era Cush. Seu filho, Nimrod, começou o reino de Babel (atual Iraque). Nimrod também construiu a cidade perversa de Nínive, para a qual Deus enviou Jonas para pregar o arrependimento. Também podemos carregar maldições em nossas vidas sem saber de pecados geracionais de nossa família antes de nós.

O sangue expiatório de Yeshua pagou o preço por todos os nossos pecados e tem o poder de quebrar essas maldições; no entanto, devemos receber, proclamar e andar na liberdade que temos no Filho.

A Torre de Babel foi construída na terra de Sinar, que fica na Babilônia (Iraque moderno).

Em hebraico, Babel significa confusão.

As pessoas do mundo se uniram em seu objetivo de construir a torre de Babel, mas seus motivos foram fundados no controle e rebelião contra Deus. Eles queriam controlar seu próprio destino.

“E disseram: ‘Vinde, edifiquemos para nós cidade e torre, cujo topo chegue até os céus; e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.’” (Gênesis 11:4)

Para salvar a humanidade de se unir para fazer o mal, Deus confunde sua língua.

“Vinde, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.” (Gênesis 11:7)

É irônico que a própria coisa que eles temiam, serem espalhados e divididos por toda a terra, é exatamente o que aconteceu com eles quando tentaram garantir seu próprio futuro sem depender de Deus.

“Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.” (Gênesis 11:8)

Ao examinarmos nossos motivos em tudo o que fazemos, podemos ver se estamos tentando ser o “mestre do nosso próprio destino” ou “construir um nome para nós mesmos” ou trabalhar para construir o Reino de Deus. Tudo o que é construído com motivos impuros será destruído no Dia do Julgamento. Ainda assim, há um princípio aqui que não devemos perder: quando as pessoas se unem em coração, mente e propósito, nada é impossível para elas!

“E disse o SENHOR: Eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.” (Gênesis 11:6)

Deus mesmo reconhece que tal unidade é uma força poderosa. Quando nos submetemos à tática de dividir e conquistar, sucumbimos à fraqueza e à derrota. É por isso que o inimigo de nossas almas trabalha horas extras para causar divisão nas igrejas, famílias e casamentos. É na unidade - enraizada na justiça e na piedade - que Deus comanda Sua bênção: "Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! ... Pois ali o Senhor ordena a bênção - a vida para sempre." (Salmo 133:1, 3) Imagine o que os crentes podem realizar quando são motivados pelo amor e unidos nos propósitos de Deus.

A Linguagem do Amor

O que criou tal unidade entre as pessoas de Babel? Todos falavam a mesma língua. A única coisa necessária para destruir todo o trabalho de construção da Torre de Babel era interromper sua comunicação. Mas a comunicação não se baseia apenas no idioma ou dialeto que falamos. Um livro best-seller de Gary Chapman chamado As 5 Linguagens do Amor analisa cinco preferências diferentes de comunicação emocional que conectam as pessoas umas às outras: palavras de afirmação; atos de serviço; receber ou dar presentes; tempo de qualidade; e toque físico. Compreender essas preferências pode nos ajudar a aprofundar nossos relacionamentos com os outros em nossas casas, trabalho e viagens diárias. Ainda mais, os crentes devem estar conectados uns aos outros de maneira única por meio da linguagem do amor de Deus, que é expressa por uma mente, um coração e um espírito enraizados em Sua Palavra. Essa unidade de mente, coração e espírito é expressa em um famoso ditado judeu: "Que você seja coberto pelo pó do seu rabino!" Da mesma forma, aqueles que seguem Yeshua (Jesus), caminhando de perto em seus passos e sentando humildemente a seus pés, se cobrem com o pó de suas sandálias. Comunicar na unidade da linguagem do amor de Deus é uma maneira pela qual podemos identificar aqueles que estão cobertos pelo pó de Yeshua e são verdadeiramente Seus discípulos (talmidim).

Assim falamos a linguagem do amor de Deus aos outros: Instruímos, exortamos, repreendemos, encorajamos e respondemos aos outros com o fruto do Espírito dele - amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23).

E assim Deus fala sua linguagem de amor a Israel: Em Isaías 53, Ele descreve para eles seu Messias, que sofrerá por eles e os curará de seus pecados de uma vez por todas. No próximo capítulo (a leitura profética para este Shabbat: Haftará), Ele lhes diz por que os ama tanto, mesmo depois de terem abandonado Ele tantas vezes:

“‘Pois isso é para mim como nos dias de Noé, quando jurei que as águas de Noé não inundariam a terra novamente; então jurei que não ficarei mais irado com vocês, nem os repreenderei. Pois as montanhas podem ser removidas e as colinas podem tremer, mas Minha bondade amorosa não será removida de vocês, e Minha aliança de paz não será abalada, diz o SENHOR que tem compaixão por vocês.'” (Isaías 54:9-10)

Deus amou tanto Israel que lhes enviou um servo justo e sofredor para que um relacionamento correto com Deus pudesse ser restaurado e a salvação eterna garantida àqueles que seguem Yeshua. Enquanto Noé salvou a si mesmo e sua família, o Messias Yeshua é o Salvador do mundo.


A Parashah conclui com uma genealogia das gerações de Noé a Terá, um caldeu (Kasdim) que foi o pai de Abrão, Nahor e Harã. Ora, Harã morreu na cidade de Ur, mas teve um filho chamado Ló, que passou a fazer parte da família extensa de Terá. Abrão casou-se com Sarai e Naor casou-se com Milca.


Curiosamente, o pai de Abrão, Terá, pode ter sido originalmente chamado pelo Senhor para herdar a Terra Prometida, já que ele levou seu filho (e seu neto Ló) para longe de Ur dos Caldeus para ir para a terra de Canaã. No entanto, ele parece ter perdido a vocação e se estabelecido na cidade de Harã, onde acabou morrendo.

Aqui vemos mais uma vez o Senhor preparando a linhagem para a Semente Prometida que virá – o Mashiach e Salvador do mundo. Assim como houve dez gerações de Adão a Noé, também houve dez gerações de Noé a Abrão, o pai do povo judeu.

Haftará

A Haftarah para Noach vem do profeta Isaías. A promessa de Deus da redenção de Israel baseia-se na mesma força da aliança que a Sua promessa de proteger a Terra de outro dilúvio mundial. "Isto é para mim como nos dias de Noé: assim como jurei que as águas de Noé não mais inundariam a terra, jurei que não ficarei zangado com você e não o repreenderei. Pois as montanhas podem partir, e os montes serem removidos, mas a minha benignidade não se apartará de ti, e a minha aliança de paz não será removida, diz o Senhor, que tem compaixão de ti” (Isaías 54:9-10).

Assim como a geração do dilúvio pecou e ainda assim um remanescente foi salvo, assim também Deus preservou um remanescente para Si mesmo e um dia trará a salvação completa da nação de Israel (Romanos 9-11). A estéril então dará à luz inúmeros filhos e explodirá em grande canto e alegria!

Brit Chadashah

Na Brit Chadashah (Novo Testamento), Noé é retratado como um herói da fé: "Pela fé, Noé, sendo avisado por Deus acerca de eventos ainda não vistos, construiu com temor reverente uma arca para a salvação de sua casa. Com isso, ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que vem pela fé" (Hebreus 11:7).

Os "dias de Noé" são uma figura das condições idólatras do mundo que prevalecerão justamente antes do arrebatamento dos seguidores do Mashiach Yeshua (Messias Jesus) antes do tempo da Grande Tribulação sobre a terra: 

"Assim como foram os dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Pois, assim como naqueles dias antes do dilúvio, comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não se aperceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Então, dois homens estarão no campo; um será levado, e o outro deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho; uma será levada, e a outra deixada. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor" (Mateus 24:36-42).

Certamente em nosso mundo pós-moderno, estamos vivendo nos "dias de Noé". Práticas idólatras abundam e, simplesmente lendo as notícias diárias, podemos ver que "toda a intenção dos pensamentos do coração do homem é apenas o mal continuamente". Vivemos em uma nova era das trevas pagã que está centrada no egoísmo e na violência.

A vinda do SENHOR Yeshua virá de repente - e sem aviso prévio para uma geração que não está vigiando. Na verdade, virá como "um ladrão à noite", e enquanto as pessoas estiverem dizendo: "Há paz e segurança", então a destruição repentina virá sobre elas como dores de parto vêm sobre uma mulher grávida, e elas não escaparão (1 Tessalonicenses 5:2-3).

Mas aqueles que conhecem o Senhor não precisam temer, pois Ele fornecerá um abrigo seguro, uma teivah (arca), da tempestade furiosa da tribulação, assim como Ele forneceu a arca para Noé e sua família. O profeta Isaías escreveu:

“Vinde, meu povo, entrai nas vossas câmaras e fechai as portas atrás de vós; escondei-vos por um momento, até que passe a indignação.” (Isaías 26:20)

Que possamos emergir da Arca do abrigo de Deus na unidade da fé para estabelecer os novos céus e a nova terra de paz, justiça e retidão sob o domínio do Messias, Yeshua.

“Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Darei a eles singeleza de coração e ação, para que sempre me temam e tudo corra bem para eles e seus filhos depois deles. Farei com eles uma aliança eterna... Eu me alegrarei em fazer-lhes o bem e certamente os plantarei nesta terra com todo o meu coração e alma.” (Jeremias 32:38–41)


Benção depois do estudo da Torah (instrução) da Palavra de Deus (clique na imagem abaixo):

Nenhum comentário:

Postar um comentário