Sobre nós

Última atualização: 05 de dezembro de 2023. Por: @judeusverdadeiros.


Para entender porque nos denominamos "judeus verdadeiros" é importante saber:

#SomosTodosJudeus

1. A raça humana é uma só. 

2. De acordo com as Escrituras somos todos filhos de Adam (Adão) e Havah (Eva).

3. Somos todos descendentes de Noah (Noé).

4. O suposto "DNA judaico" se mistura desde sempre, "judeus" sempre se casaram e tiveram filhos com outros povos.

5. Crer ou deixar de crer em algo não te torna "mais ou menos judeu genéticamente"!

6. Religiosamente o judaísmo pode ser bastante diverso: "hiloni" ( חִלּוֹנִי secular ), "masoratim" ( מסורתיים tradicionais ), "datim" ( דתיים religiosos "ortodoxos"), "haredi" ( חֲרֵדִי "muito religioso", "ultra-ortodoxo"), "meshihit" ( מְשִׁיחִית "messiânico" (Yeshua) )‎,  "notzrim" ( נוצרים "nazarenos" (Cristãos)) etc...‎

7. Por que acreditar em Yeshua o Messias (Jesus Cristo) é parte do "Judaísmo Religioso"?
Porque: Yeshua o Messias (Jesus Cristo) era judeu, nascido na região da Judéia, da tribo de Judá, seguia as práticas judaicas, na cultura judaica, vivia sob as leis judaicas bíblicas, foi considerado pelos seus disicipulos que eram primariamente todos judeus: o messias e rei dos judeus, de acordo com uma interpretação judaica das escrituras judaicas... Enfim, a crença em Yeshua o Messias (Jesus Cristo) possui muito mais elementos legitimamente "judaicos" do que muitas das práticas místicas e religiosas e de muitos textos rabínicos de Talmud ou Cabalah praticados pelo suposto "Judaísmo legitimo"!


Quem não somos:

O que dizem as Escrituras (judaicas) neo-testamentárias sobre os falsos judeus?

Eis o que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem...
(Apocalipse 3:9)

Esta é apenas uma das muitas passagens bastante chocantes das Escrituras (judaicas) do Novo Testamento, e que se não entendidas de maneira corretas podem levar muitas pessoas ao erro! O Livro das Revelações (Apocalipse) é um livro judaico (escrito por judeus) bastante enigmático com diversas figuras de linguagens, para entendê-lo corretamente é necessária muita sabedoria e iluminação do próprio Deus através do seu Espírito Santo! 

Apesar de muitas interpretações serem produzidas, e embora algumas parecerem fazer sentido, e outras no entanto serem bastante equivocadas, é importante ter muito cuidado para não interpretar as Escrituras de maneiras erradas!

Nós da @judeusverdadeiros acreditamos que Deus tocou os nossos corações e tem nos iluminado com a revelação de certas verdades, que emboras muitas vezes claras como o sol no seu ponto mais forte, não são percebidas por todos; e neste caso o nome "Judeus Verdadeiros" surgiu a partir da busca pelo entendimento do significado desta frase que aparece 2 vezes neste livro:

"...aos que se dizem judeus, e não são..." 

O que seria um "falso judeu"?

Quando lemos as Escrituras (judaicas) do Novo Testamento, no livro de: Atos, no capítulo 15, no Concílio de Jerusalém, é apresentada uma questão intrigante quanto aos novos seguidores do Messias Yeshua, e que não eram considerados "povo judeu" (mas eram "gentios" (em hebraico a palavra "gentios" - "goym" significa literalmente "nações"), pois alguns judeus estavam argumentanto que os novos convertidos deveriam seguir "as leis de Moisés" e portanto querendo impor a circuncisão como requerimento necessário para se tornar parte da congregação, ou seja "do grupo", que mais tarde passou a ser conhecido como "igreja" (do grego "eklesia" que significa exatamente: reunião, assembléia, congregação e possui o mesmo sentido no hebraico da palavra "sinagoga" ou "qahal"), mas podemos ler que, como ficou decidido, a circuncisão não é uma obrigação ou mesmo um requerimento para ser parte da igreja (congregação) ou do povo de Deus conforme a Nova Aliança (judaica) de Yeshua o Messias (dos judeus)!

E embora o livro de Atos tenha deixado claro que nenhuma pessoa precisaria realizar a circuncisão ou seguir qualquer dos mandamentos dados à nação de Israel em sua Primeira Aliança (Antigo Testamento), ao longo de uma parte considerável da coleção de livros (judaicos) do Novo Testamento (do grego: Διαθήκη Καινὴ, Kaine Diatheke, e do hebraico: בְּרִ֥ית חֲדָשָֽׁה = Berit Hadashah, tradução literal que significa exatemente = Nova Aliança, Novo Pacto) existe uma grande problemática com os "judaizantes", que eram: judeus e gentios que queriam praticar e impor as práticas da Antiga Aliança ou do judaísmo rabínico para os seguidores judeus e gentios da Nova Aliança dada para por Deus através de Yeshua o Messias (Jesus Cristo)!

Aprendemos historicamente que havia um judeu ultra-ortodoxo chamado Shaul que começou a perseguir a "seita dos nazarenos" como era conhecida pelos judeus os seus seguidores, mas que se converteu após receber uma visão do próprio Messias Yeshua eposteriormente passou a ser mais conhecido como o apóstolo Paulo, na carta aos gálatas Paulo utiliza o termo grego: Ἰουδαΐζειν (Ioudaizein) "judaizar" no capítulo 2, verso 14, quando expõe o comportamento inadequado do então apóstolo Pedro, que quando estava com os gentios (não-judeus) vivia como gentios da Nova Aliança, mas na presença dos judeus não vivia conforme a mensagem do Messias Yeshua.

Portanto é nítido que a Nova Aliança (judaica) não impõe práticas da Antiga Aliança que deixaram de ser obrigatórias devido a "novidade" da Nova Aliança, uma vez que Yeshua cumpriu a Antiga ao se sacrificar na cruz pelos nossos pecados dizendo, conforme as profecias e dizendo: "está consumado", e assim a substituiu, conforme ensina de maneira detalhada a carta (judaica) aos hebreus, que aborda toda a correta contextualização das Escrituras (judaicas) desde a função da Antiga Aliança e seus sacrificios até os objetivos e a maneira de como andar na verdadeira santidade: na justiça, na fé e no amor.

Quem é o "verdadeiro judeu"?

E assim podemos entender pelas Escrituras que o "verdadeiro e completo judeu" (religiosamente) é aquele que segue Yeshua o Messias, pois a palavra "judeu" deriva da palavra hebraica: "yadah" que significa: "louvar". E para louvar correta e apropriadamente a Deus é necessário aceitar a sua Palavra. De maneira que os "falsos judeus" de acordo com as palavras do livro das revelações (apocalipse) em sua interpretação/explicação religiosa e profética são aqueles que negam Yeshua o Messias e a Nova Aliança!

O verdadeiro e completo judaísmo:

Uma vez que Yeshua o (judeu) Messias (dos judeus) (também chamado de: Jesus Cristo) cumpre a Antiga Aliança e traz a Nova Aliança (judaica), então a interpretação judaica religiosa e profetica significa que: aqueles que negam o messias seguem um judaísmo incompleto, pois quem só aceita apenas Antiga Aliança (Antigo Testamento "Tanach") deixa de entender completamente a Palavra do próprio Deus e a vontade (judaica) d'Ele na "Berit Hadashah" (judaica) (Nova Aliança/ Novo Testamento).

Os "judeus verdadeiros" podem ser chamados de "Cristãos"?

"...e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos."
(Atos 11:26)

Este verso resume a resposta, contudo, antes de serem chamados de "cristãos" os discipulos de Yeshua o Messias eram conhecidos como judeus da "seita dos nazarenos", e até hoje em Israel se usa a palavra "Notzrim"(Nazarenos) para se referir aos crentes em Yeshua o Messias (Jesus Cristo)! Após a "popularização" da mensagem (do grego: evangelho) os "nazarenos" ficaram sendo conhecidos no resto do mundo todo como "cristãos" por causa que o grego era o inglês da época, mesmo nos tempos de Yeshua o Messias (Jesus Cristo) como é possível verificar nos achados arqueológicos. 

  • Curiosidade: para se distinguir dos "cristãos" que muitas vezes perderam a "judaicidade" como por exemplo: "os católicos", os seguidores de Yeshua judeus recentemente preferiram se auto-denominar de "judeus messiânicos", ou em hebraico: "yehudim meshihim", a palavra "meshihim" em hebraico משיחיים é o plural de Messias (Cristo em grego) e a tradução literal da palavra "cristãos". E portanto existe uma grande discussão sobre se os "judeus messiânicos" são: "apenas cristãos", "judeus cristãos", "judeus messiânicos", etc... Contudo ninguém discorda que: "os primeiros cristãos" eram de fato "judeus".

E assim, "Judeus Verdadeiros" podem ser sim sem problema algum serem chamados de "Cristãos", "Judeus Messiânicos", "Judeus Nazarenos", e etc.

"E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos."
Colossenses 3:10,11

"O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: ⁷ A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; ⁸ Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; ⁹ Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; ¹⁰ Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; ¹¹ Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas."
Romanos 2:6-11

Quem pode se denominar "Judeu Verdadeiro"?

Qualquer pessoa pode se denominar como quiser: "cristão", "judeu", "nazareno", "muçulmano" (do árabe que significa: "submetido"), etc. Mas o que define o que uma pessoa é de verdade, além da sua auto-denominação são: suas ações (fazer) e seus pensamentos (ser) que vão determinar o que de fato ela vai possuir (ter) como sua auto-denifição e percepção externa.

Preciso de validação externa de como eu me auto-denomino?

Sim e não. Existem verdades objetivas e subjetivas, verdades objetivas independem de mim, como por exemplo: sol. Verdades subjetivas dependem principalmente de mim. Há quem possa argumentar que "ser judeu" é uma verdade objetiva, da mesma forma que a pessoa que nasceu em uma tribo indigena, não pode simplesmente pela vontade fazer parte da tribo, essa pessoa precisa "ser aceita", mas será que se a pessoa não fizer parte da tribo mas ela se auto-denominar, estudar, agir etc como o pessoal daquela tribo, ela pode se determinar como parte, ainda que todos daquela tribo a rejeitem? E é aqui que a coisa fica interessante, subjetivamente essa pessoa é parte da tribo, mas objetivamente ela não é. Isso se aplica ao "povo judeu"? É mais complicado do que parece: dentro do povo judeu existem diversas tribos com diversas regras diferentes, mas atualmente aquela "tribo" que é considerada mais importante no mundo judaico pela maioria (principalmente não-judeus): são os judeus que fazem parte do rabinato de Israel que têm o poder de considerar alguém judeu ou não e "legalizar" a condição de "cidadão judaico israelense", mas muitos judeus no mundo não tem esse interesse de ter essa "certificação", muitos são anti-sionistas (não concordam a existência do Estado de Israel), muitos são judeus não-religiosos e etc. Portanto, a "validação externa" se uma pessoa faz parte ou não do "povo judeu" não é tão objetiva se considerarmos todas as variantes de "judaísmos" existentes.

A @judeusverdadeiros fornece algum tipo de diploma, certificado,"validação externa" ou algo do tipo para uma pessoa que queira apresentar alguma "prova" de que é um "judeu messiânico", que "faz parte do povo judeu" e etc?

Embora consideramos que também podemos ser chamados de "Cristãos" sem problema algum (e inclusive a criamos recentemente a comunidade: @cristianismohumilde), fornecemos gratuitamente cursos judaicos de nível com certificado internacional da @judeusverdadeiros, nível 1 (clique aqui), onde, se Deus permitir, abordaremos com mais detalhes todas essas questões. Contudo, para nós, o mais importante é: se Deus vai nos denominar como seus filhos.

(...) Cuidado com a falsa circuncisão! Porquanto, nós é que somos a própria circuncisão, todos nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não depositamos confiança alguma na carne. Embora eu também tivesse razões para alimentar tal convicção, ora, se alguém julga que tem motivos para confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado no oitavo dia de vida, filho da descendência de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à Lei, fui fariseu; quanto ao zelo, persegui a Igreja; quanto à justiça que há na Lei, irrepreensível. Todavia, o que para mim era lucro, passei a considerar como prejuízo por causa de Cristo. Mais do que isso, compreendo que tudo é uma completa perda, quando comparado à superioridade do valor do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem decidi perder todos esses valores, os quais considero como descarte, a fim de ganhar Cristo.
Filipenses 3:2-8

Então essa é a explicação do nosso nome: @judeusverdadeiros , quem somos, e no que acreditamos, contudo sabemos que esse tipo de explicação não é suficiente para algumas pessoas, e temos alguns artigos falando sobre nossas crenças que estão espalhados na internet, mas na medida do possível estamos organizando nossas informações e conteúdos, no qual o nosso website principal para postagem de "artigos fixos" será no site do Google: https://sites.google.com/view/judeusverdadeiros (este site) e para saber mais sobre todas as nossas outras plataformas basta acessar: https://linktr.ee/judeusverdadeiros onde está inclusive o link do nosso 1º Curso com Certificado internacional 100% GRÁTIS.

Conclusão Final: É melhor ser Judeu ou ser Cristão?

Ambas definições são "externas", e o que importa mais do que essas definições meramente externas, é a definição interna de você para com Deus, e se você faz parte do povo de Deus, e se você é filho(a) de Deus! Portanto criamos o @cristianismohumilde como já mencionado acima, para todos que querem aprender mais sobre o "cristianismo" de maneira "humilde" e se denominar apenas simplesmente como "Cristãos", enquanto aqui no @judeusverdadeiros vamos continuar postando conteúdos voltados para um público mais "judaico". embora consideremos ambos um só povo, as necessidades e a cultura podem ser diferentes etinicamente neste mundo.

ATENÇÃO: Não nos julgamos como "donos da verdade e da razão", rejeitamos totalmente qualquer forma de anti-semitismo, e buscamos apenas expor a verdade conforme transmitida pelos discipulos judeus do Messais judeu Yeshua (Jesus Cristo) e é perfeitamente possível que eventualmente possamos estar errados, mas faremos o possível para evitar todos os erros e trazer apenas informações confiáveis e corretas em nossas plataformas, e por isso convidamos que todos participem e interajam conosco, para que se por ventura algo errado for achado em alguma de nossas plataformas e canais possa ser corrigido de maneira adequada.

Você gosta do nosso trabalho? Sim?!

Quer saber como você pode nos ajudar?

Existem diversas maneiras:
  • inclua-nos em suas orações,
  • acompanhe o nosso trabalho em outras plataformas,
  • interaja conosco,
  • e principalmente: compartilhe (se possível e cite as fontes, e os autores deste trabalho que Deus permitiu chegar até você, dando o devido crédito e reconhecimento)!
  • E por fim você pode nos ajudar também, além das formas mencionadas acima, adquirindo nossos produtos: camisas (em breve novidades: novos produtos), cursos, consultorias ou realizando doações, basta entrar em contato conosco diretamente através de uma das redes sociais: @judeusverdadeiros.
Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Messias Yeshua, amén!

Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário