sexta-feira, 6 de outubro de 2023

O Sábado De Uma Perspectiva Judaico-Messiânica: Por Que Deus Concedeu O Sábado?


*tradução liberal e adaptação do wesite judaico: .co.il/% (último acesso 06/10/2023)


*Uma pessoa judia pergunta em hebraico (no website da imagem acima):

"Eu queria saber qual é a atitude dos judeus messiânicos para guardar o sábado, pois a Torá nos ordena "não trabalhar" no sábado, então como vocês guardam o sábado e como vocês sabem que estão guardando-o como D'us quer?"

Vamos responder a sua pergunta de duas formas:
  • Do aspecto prático. 
  • Do aspecto teológico. 
O aspecto prático: aliás, ao perguntar "qual é a sua atitude", já na própria pergunta se escondem uma série de preconceitos ou estigmas errôneos, tais como: que os judeus messiânicos agem todos de acordo com uma regra clara, escrita e halacha obrigatória que dita cada passo-a-passo na vida (como a halacha rabínica). 

Na prática, a realidade é completamente diferente. Por um lado , não somos seculares e, por outro lado , não somos religiosos (sob o jugo do 777), os judeus messiânicos não formam um miksha homogêneo como uma divisão paraquedista; O que nos une é Yeshua o Messias e a fé nas Sagradas Escrituras. 

Perguntar "Qual é a atitude de vocês, judeus messiânicos, em relação à observância do sábado?" A comunidade Ashkenazi em Israel consiste em muitos e diversos subgrupos: ultraortodoxos, religiosos, seculares, urbanos, kibutzniks, imigrantes alemães, imigrantes poloneses, imigrantes suíços e muito mais... Presumo que todo Ashkenazi mantém ou não mantém O Shabat de uma forma diferente.

Os Messiânicos em Israel (ou seja: o público de crentes) é formado por pessoas de origens completamente diferentes, cada um observa e guarda o sábado de uma forma diferente. Portanto, se você está procurando praticar ou observar um comportamento sólido e existente, não o encontrará. Nós judeus e gentios guardamos um mitsvá (mandamento)- o mitsvá do Senhor Yeshua de Nazaré; 

Estamos sob a Torá - sob a Torá da graça do Messias Yeshua, nosso Senhor. Pessoalmente, minha família e eu nos abstemos de trabalhar no Shabat e o usamos para reuniões de louvor e estudo das escrituras com outros crentes, bem como para recreação e férias com nossas famílias e nossos amigos mais próximos. 

Posso dizer a você que conheço pessoalmente os crentes do Novo Testamento que, sob nenhuma circunstância, trabalharão no Shabat ; Conheço outros crentes que guardam o sábado e tentam cumprir suas mitsvot de acordo com a tradição rabínica; E também conheço aqueles (uma pequena minoria) que não se importariam de trabalhar no Shabat, se não tivessem escolha. Em todo o caso e em conclusão , convidamo-vos a falar pessoalmente com os crentes e até a tomar coragem e a visitar as comunidades dos messiânicos para ter uma impressão real de como se dá e se cumpre a "guarda do sábado" em nosso meio. 

É importante lembrar que os crentes em Yeshua o Messias que vivem em Israel e determinaram seu destino aqui, não são indiferentes às tradições e costumes predominantes na terra e que são comuns ao povo de Israel. Mas pelo contrário, os crentes respeitam e simpatizam com o povo em grande medida e isso também se reflete na manutenção da tradição rabínica. 

Do aspecto teológico: as Escrituras ensinam que o sábado foi cumprido em Yeshua o Messias (Mateus 12:8; Hebreus 4:8-10) e, portanto, aqueles que crêem nele recebem o prazer do sábado todos os dias. lembre-se de que, como discípulos de Yeshua o Messias, tentamos seguir seus passos e, portanto, também nós, como ele antes de nós, damos ao Shabat um tratamento extraordinário, é verdade que na Torá de Moisés existem instruções e leis claras sobre a proibição do trabalho no Shabat, mas é preciso lembrar que a Bíblia não começa e não termina com o Pentateuco. 

Infelizmente, nós, os israelitas, violamos a aliança do Sinai imediatamente após a sua entrega e voltamos e violamos repetidas vezes... Mas para nossa felicidade, Deus previu isso e anunciou através do profeta Jeremias: "Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor." (Capítulo 31:31,32). Graças a Deus, esta nova aliança foi cumprida em Yeshua o Messias e, portanto, agora, estamos sob a aliança do Messias e sua Torá. Se esta ideia, de uma nova Torá de Deus, parece estranha para você, você está convidado a olhar mais de perto nas seguintes citações de Chazal:

"Estes são os dias do Messias, em que não há direito nem obrigação"; [1] 

Ou: " Mandamentos vazios para o futuro vindouro"; [2] 

E também:" A Torá que uma pessoa aprendeu neste mundo é vaidade diante da Torá do Messias"; [3] 

E mais: "Nos dias do Messias, a vontade do mal será abolida de Deus e o mandamento de não fazer ociosidade será encontrado, bem como o mandamento de fazer" [4] ; 

Ou: " O Santo, bendito seja Ele, senta-se e exige uma nova Torá que será dada pelo Messias." [5]

Veja bem, a última citação não fala por si? "Uma nova Torá que será dada pelo Messias"!.. É exatamente disso que estamos falando: uma nova aliança, uma nova Torá, um novo coração. 

O Midrash Tehilim Kmv deu um passo unificado à frente, quando declarou: "Permite coisas proibidas (Tehilim Kmou', 7), o que é permitir coisas proibidas? Alguns dizem que todo animal que é corrompido neste mundo é purificado pelo Santo, abençoado seja Ele, para o futuro que está por vir." [6] Aqui não estamos mais falando apenas sobre o Shabat, mas sobre as leis kosher reais!

[1] תלמוד בבלי, שבת קנא, ע"ב.

[1] Talmude Babilônico, Shabat Kana, EB.

[2]בבלי, שבת קל"ח, ע"ב.

[2] Babilônia, Shabat Kalkh, EB.

[3] מדרש קהלת רבה ח'.

[3] Midrash Rabino Eclesiástico 8.

[4] "אוצרות אחרית הימים", עמוד קכ"ו. באותו ספר כתוב גם כי עתיד המשיח לשבת "בישיבה, וכל באי עולם באים ויושבים לפניו לשמוע תורה חדשה ומצוות חדשות וחוכמות עמוקות שהוא מלמד לישראל" (שם, פרק ב', עמ' קצח).

[4] "Tesouros dos Últimos Dias", página 26. No mesmo livro também está escrito que o futuro Messias se sentará "em uma yeshiva, e todas as pessoas do mundo virão e se sentarão diante dele para ouvir uma nova Torá e novos mandamentos e profunda sabedoria que ele ensina a Israel" (ibid., capítulo 2, p. 'Katch).

[5]  "ילקוט שמעוני", ישעיהו פרק כ"ו, רמז תכ"ט. דבר דומה נאמר במדרש "אליהו זוטא": "הקב"ה יושב ודורש תורה חדשה שעתיד לתן ע"י משיח" (פרק כ). על נושא "תורה חדשה מאת ה'", ראו גם מדרש ויקרא רבה, פרשת שמיני.

[5] "Yalkot Shimoni", Isaías capítulo 26, dica 19. Uma coisa semelhante é dita no Midrash "Eliyahu Zota": "Deus está sentado e exigindo uma nova Torá que será dada pelo Messias" (capítulo 20). Sobre o assunto da "nova Torá de Deus", veja também Midrash Vaikra Rabbah, Parashat Shimini.

[6] בהמשך לכך, נאמר בספר "אוצרות אחרית הימים": "למה נקרא שמו חזיר, שעתיד הקב"ה להחזירו לישראל" (עמוד ק"ז).

[6] Além disso, é dito no livro "Tesouros dos Últimos Dias": "Por que seu nome é chamado de porco, que Deus vai trazer de volta a Israel" (página 17).

O que é Shabat?

Como sabemos, o quarto mandamento se concentra em descansar no sábado a nação judaica; que acabara de sair do Egito, não conhecia bem o conceito de descanso semanal, pois os israelitas eram escravos no Egito. Portanto, em Êxodo 20, Deus pede que eles se acostumem com uma nova ideia: "Lembre-se do dia de sábado". Deuteronômio capítulo 5, por outro lado, foi contado para a próxima geração. Para que eles não tivessem como certo o privilégio de parar e descansar, possibilidade que não estava disponível para seus ancestrais escravizados no Egito, Deus pede ao povo de Israel: "Guardem o dia de sábado".

A lista das festas do Senhor em Levítico 23 também começa com a comemoração do sábado, que serve de modelo para todas as outras festas do Senhor.

E preste atenção nisso, o sábado simboliza a aliança entre Deus e o povo de Israel: "Meus sábados guardareis, porque é um sinal entre mim e vós" (Êxodo 31:13)

Mas, na verdade, o Shabat aparece muito antes da aliança do Sinai. Já no final da criação do mundo, foi anunciado: 

"E Deus descansou no sétimo dia de todas as suas obras que tinha feito, e descansou no sétimo dia de todas as suas obras que tinha feito; e Deus abençoou o dia de sábado, e o santificou, porque nele descansou de todas as obras que Deus criou para fazer" (Gênesis 2:2-3)

Deus não se cansa e, portanto, também não precisa de descanso físico. Então, o que significa que quando Deus descansa no sábado? Durante a criação, ao final de cada dia em que Deus fez algo novo, surge um comentário: “E Deus viu que Ele é bom”. Ao final da criação, quando entra no sábado, conclui e diz “E Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom”, Deus ficou muito satisfeito com a obra de sua criação.

O verdadeiro descanso é apenas quando estamos satisfeitos com o que fizemos e completamos. Só assim conseguimos realmente parar, aproveitar e descansar. Se eu parasse algo antes de terminar, eu realmente não seria capaz de parar, pelo menos não em meus pensamentos.

Junto com a ênfase e exigência de Deus, sim, para guardar o sábado, há uma premissa básica. E isso, como humanos, podemos esquecer, nunca parar, até que nos esgotemos. E esse é realmente o único extremo; esquecer que o Shabat é um presente para nos abençoar, para nos servir . Mas também existe o outro extremo, o pensamento de que fomos criados para sermos escravos das leis do sábado, ou que o sábado se refere apenas ao aspecto físico. Portanto, onde o Shabat será fonte de descanso, cura e recarga; Vemos no Shabat um fardo e fardo de leis e proibições, que só nos estressam, e nos preocupam com o medo de não termos seguido as leis.

Aqui em Israel, todos nós já somos testemunhas da coerção legalista, das proibições e leis ridículas, que a halachá rabínica trouxe sobre nós, milhares de leis e leis estranhas! Começando com a proibição de quebrar copos de iogurte no Shabat, até a proibição de rasgar papel higiênico no banheiro no Shabat. Os rabinos, ao invés de entender que Deus nos deu o sábado como um presente, com o propósito de nos abençoar, transformaram o sábado em um fardo opressor, um fardo pesado e atormentador. É proibido olhar para a vitrine no Shabat, é proibido escrever com a mão direita no Shabat, é proibido pentear o cabelo no Shabat, é proibido colocar limão no chá no Shabat, é proibido pisar em poças no Shabat, é proibido colocar água em buquês de flores no Shabat, é proibido esquentar sopa no Shabat, é proibido pisar na grama no Shabat e se um mosquito tentar picar você? Você não deve perturbá-lo, para não matá-lo por engano, no sábado. É proibido usar guarda-chuva no Shabat, é proibido salvar a vida de gentios no Shabat. É proibido fazer qualquer coisa no Shabat. E somente assim, de acordo com a lei rabínica, conseguiremos impressionar e agradar a Deus, no Shabat.

Isso nos leva a uma situação em que, em vez de descansar e relaxar, nos esgotamos lidando constantemente com o que não podemos fazer. e nas tentativas de contornar as proibições; que nós realmente inventamos. Não há nada de novo sob o sol e, já há dois mil anos, Yeshua teve que lidar com essa mesma mentalidade dos rabinos fariseus, que tinham tanto medo de quebrar o sábado, inventaram inúmeras leis, halachots e proibições, que colocaram como uma cerca em torno do sábado.   

Um exemplo disso, aparece no evangelho segundo Marcos capítulo 2. Ali está descrito: 

"E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas. E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito? Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam? E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.  E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada. E estavam observando-o securaria no sábado, para o acusarem. E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio. E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se. E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra." (Marcos 2:23-28; 3:1-5)

A resposta de Jesus é surpreendente. Ele cita 1 Samuel 21 e nos pede para examinar como o rei Davi entendeu os mandamentos da Torá. Davi viu as restrições criadas pela Torá como flexibilidade. Ele entendeu que não fomos criados por causa da Torá, mas que o A Torá é uma bênção porque foi criada para nós, a fim de abençoar e servir a nós, os seres humanos. Assim é o sábado. Deus não criou os seres humanos para serem escravos sujeitos a todos os tipos de leis do sábado. Em vez disso, Ele santificou o sábado para abençoar e dá-lo a nós, os seres humanos.

Comparado a Davi, pense na enorme pressão mental que está sobre a pessoa que tenta guardar o sábado; sob as tradições da lei rabínica. O medo de que ela consiga ou perca alguma coisa. E é exatamente por isso que a passagem termina com a descrição de que Yeshua: "Ele olhou para eles assim e assim com raiva, com muita tristeza pela dureza de seus corações." (Marcos 3:5) Os rabinos erraram completamente o coração de Deus. E em nome de Deus, eles causaram pressão, medo e peso no povo. Yeshua, veio para nos libertar das algemas da religião.

Para Yeshua, o sábado era algo muito mais profundo do que proibições e leis. Destina-se a abençoar os seres humanos, para que possamos dar aos nossos corpos e almas a oportunidade de descansar, celebrar o nosso poder, criar e fazer, e reabilitar. Ele também escolheu demonstrar esse aprendizado em ações, enquanto restaurava e curava o leproso, durante o sábado. Esta foi a intenção de Yeshua para nós, quando ensinou que “o sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado”. (Marcos 2:27)

Quando ele ensinou que o sábado foi feito por nossa causa, e não fomos nós que fomos criados por causa do sábado, Yeshua realmente ofereceu um conceito oposto ao da religião. O Shabat e todas as mitsvot (mandamentos) da Torá são um presente para o homem para nos abençoar. E não castigo e fardo, para nos exaurir e amarrar.

Yeshua ensinou mesmo então, o que como humanos, estamos apenas começando a entender hoje um princípio que já aparece no livro do Gênesis: "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, e domine os peixes do mar, e as aves do céu, e as besta de toda a terra, e em todos os montes da terra”. (Gênesis 1:26) Fomos criados com ânsia de fazer e criar, por isso trabalhar nos dá satisfação, quando não trabalhamos nos sentimos inúteis, nossa identidade entra em crise, ficamos entediados e afundamos na depressão.

Veja as palavras do professor Orli Zadok, psicólogo da Universidade de Tel Aviv: "Existe um fenômeno bem conhecido: as pessoas mais velhas que se aposentam ou reduzem o trabalho - entram em colapso mental... infelizmente, isso aconteceu com meu avô... ele era não ficou feliz em se aposentar e, logo após a aposentadoria, adoeceu e faleceu. O trabalho era ele, e ele era o trabalho, e sem ele - ele não seria capaz de continuar."

Quando fazemos, construímos e criamos: temos uma sensação de satisfação. Não é por acaso que um trabalho que gostamos nos dá um grande significado na vida. Nossa alma anseia por produzir e fazer. Isso é natural, afinal fomos criados à imagem de Deus. Mas quando a nossa identidade se baseia no que fazemos, principalmente nos nossos dias, também é cansativo. É mentalmente cansativo tentar aquietar nossas mentes com agendas lotadas. Trabalhamos, mas nossa alma não está satisfeita. Tentamos parar, mas nossa alma não pode descansar. Pensamento perseguindo pensamento, preciso fazer, preciso ser suficiente, preciso seguir em frente.

O Shabat é uma oportunidade maravilhosa, uma vez por semana, para parar e olhar para trás, para o que realizamos, para o que criamos. Para comemorar e saborear as conquistas físicas que conquistamos.

Existe uma conexão direta entre o que fazemos e quem somos. Ou seja, entre o que fazemos; à nossa identidade. Como humanos, construímos nossa identidade em torno do que fazemos; Nosso status e nossa ocupação. Não por acaso, também é isso que consta em nossos cartões de visita, pois ali está nossa identidade. Mas nossos cartões de visita nunca serão capazes de satisfazer nossas profundas necessidades espirituais.

Muitos caem exatamente nessa armadilha e passam a vida tentando chegar ao “topo”, apenas para descobrir que não há nada lá. Não por acaso, ouvimos todas as segundas e quintas-feiras sobre pessoas ricas, bem-sucedidas e famosas, que de repente se veem lidando com a depressão, se degenerando em drogas e amargura, desfazendo famílias e até cometendo suicídio.

Hoje eles são adorados. Mas amanhã, quando perderem a beleza, rapidamente esquecerão o talento e passarão para a próxima estrela.

Quando construímos nossa identidade com coisas temporárias e instáveis, nossa identidade, nossa alma também se torna instável e temporária. 

Observe o que mais Yeshua acrescentou, quando declarou a si mesmo: "O Filho do Homem é Senhor do sábado." Procurando o descanso do Shabat para sua alma? Satisfação? Autovalorização? O trabalho, a criação e o fazer, satisfazem-nos e constroem a nossa identidade, apenas parcial e temporariamente. Nosso valor próprio, nossa alma, nunca alcançará a satisfação e o descanso perfeitos, por nossas próprias forças e por nossos próprios esforços.

Quando Messias declarou: 'Eu sou o Senhor do sábado', ele disse essencialmente: Eu sou o único responsável pelo verdadeiro sábado, pelo qual vocês tanto anseiam. Essas vinte e quatro horas uma vez por semana não são reais. Eles são apenas uma sombra, um símbolo, um sabor. O verdadeiro sábado? Está no meu trabalho.

"Vinde a mim, todos os que estais cansados ​​e sobrecarregados, e acharei descanso para vós. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou humilde e humilde de espírito; achareis descanso para as vossas almas, pois minha ascensão é agradável e meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30)

Venha até Ele. Ele é quem o levará ao descanso do Shabat. Ele é aquele que é capaz de dar sentido eterno à sua alma.

Portanto, não há dúvida de que a raiz da questão aqui é a alma humana. Existe uma forte conexão entre nosso corpo físico e nosso espírito e alma. O repouso físico por si só não é suficiente. Quantas vezes saímos de férias e voltamos mais exaustos do que quando saímos? Por que? Porque mentalmente, em nossas cabeças, éramos perturbados por inúmeras preocupações. Se nossa mente não está em repouso, então não temos descanso.

E a maior tarefa, que pesa mais do que tudo em nossas almas, não somos capazes de realizar sozinhos. Embora Deus possa dizer que sua criação é boa: "E Deus viu tudo o que havia feito, e eis que era muito bom" (Gênesis 1:31). Não podemos dizer "muito bom" sobre muitas coisas em nosso vidas. A tarefa mais importante: Nossa súplica diante de Deus é perfeita; não pode ser feita de uma forma que seja menos que perfeita. Mas, como humanos, somos imperfeitos; nossas vidas são imperfeitas. Portanto, não podemos apresentar nossas ações a Deus, como um sacrifício e oferta perfeitos.

Mas aquilo de que não somos capazes, Deus é capaz. E é aqui que o amor de Deus entra em jogo. Que demonstrou a sua graça, revelando-se a nós à imagem do Messias perfeito, que viveu uma vida perfeita e pura. Sofre o sofrimento que merecemos. E finalmente, Ele se oferece em sacrifício. E quando estava na cruz, pouco antes de sua morte, Yeshua disse: “Está consumado” (João 19:30).

Yeshua completou o que nós não pudemos completar. Ele viveu a vida perfeita que cada um de nós aspira viver. E morreu a morte horrível que cada um de nós merece sofrer.

Yeshua completou perfeitamente a tarefa completa e mais importante para nós. O Messias é o sacrifício e oferta perfeitos a Deus. Portanto, somos nós que agora podemos descansar. Para descansar em Cristo e na ação que Ele completou por nós.

Resta-nos apenas aceitar com fé o que Ele fez, como diz o Novo Testamento: "Procuremos entrar no descanso"(Hebreus 4:11).

Segundo a Epístola aos Hebreus, capítulo 4, o sábado é uma expressão de liberdade, salvação e descanso, que se expressam na alma. O verdadeiro descanso é quando, dentro de nós, descansamos de tentar nos justificar diante dos outros, diante de nós mesmos e diante de Deus. Se você sabe que é salvo pelo que Cristo fez por você, e isso não depende de suas tentativas fracassadas de impressionar a Deus com costumes e rituais humanos, então você pode realmente descansar. E se você mesmo tentar impressionar a Deus? Você nunca vai parar, nunca vai terminar, nunca vai descansar.

Mas quem está em Cristo já venceu. Essa pessoa já conquistou o descanso sabático eterno, em Yeshua.

Em conclusão, o sábado comemora a criação de Deus, a criatividade de Deus e a redenção de Deus. Deus, que tirou nosso povo da escravidão física no Egito, nos concede toda redenção espiritual, em Cristo. Descanse na obra do Messias. que agora está disponível não apenas para Israel, mas para toda a criação de Deus. E um dia, como profetizou Isaías, o descanso sabático será cumprido e completado até mesmo em sua forma física, quando a criação retornará ao seu estado original.


Nenhum comentário:

Postar um comentário