sexta-feira, 7 de abril de 2023

Contagem do Omer (Sefirat HaOmer) - Contando os Feixes para Shavuot

O Mandamento da Torá

"Contareis para vós, desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida, sete semanas inteiras; até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinquenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao SENHOR" (Lev. 23:15-16).

A Torá nos instrui a contar quarenta e nove dias - sete semanas de dias - a partir do dia seguinte ao de Pessach até Shavuot (ou "Pentecostes"). Esse período de tempo é chamado de Sefirat HaOmer (סְפִירַת הָעוֹמֶר), ou a "Contagem dos Feixes" (Lev. 23:15-16). Todos os dias durante essa temporada, é recitada uma bênção especial nomeando exatamente quantos dias ainda faltam antes que as "sete semanas de dias" se completem. O Salmo 67 é frequentemente recitado porque é composto por 49 palavras hebraicas que correspondem aos 49 dias da contagem do Omer.

A Bênção Hebraica

Todas as noites, da segunda noite de Páscoa até a noite anterior a Shavuot, a seguinte bênção é recitada antes de declarar a contagem do Omer:

Contando os Dias...

A lenda judaica diz que os israelitas foram avisados que a Torá seria dada a eles exatamente 50 dias após o Êxodo do Egito. As pessoas estavam tão ansiosas por essa revelação que, depois de sua libertação, começaram a contar os dias: "Agora temos um dia a menos para esperar pela entrega da Torá!" Este midrash tenta explicar por que a Torá comanda que os dias de Páscoa a Shavuot devem ser contados, alegando que isso comemora o entusiasmo com que a Torá foi recebida pelos israelitas.

Depois de recitar a bênção (acima), declaramos a contagem do omer em dias e semanas.

Por exemplo,

  • no primeiro dia, dizemos:"Haiyom yom echad ba'omer" (hoje é um dia do omer);
  • no segundo dia, dizemos: "Haiyom yom sheni ba'omer" (hoje são dois dias do omer),

  • mas no sétimo dia dizemos: "Haiyom shivah yamim, shehem shavuah echad ba'omer" (hoje são sete dias, que são uma semana do omer)
  • e no oitavo dia dizemos: "Haiyom shemonah yamim, shehem shavuah echad v'yom echad ba'omer" (hoje são oito dias, que é uma semana e um dia do omer).

Isso continua, dia a dia, até chegarmos ao 49º dia, quando dizemos: 

  • "Haiyom tishah v'arba'im yom, shehem shivah shavu'ot ba'omer" (hoje são quarenta e nove dias, que são sete semanas do omer).

Depois que a bênção é recitada e a contagem foi declarada, é costume dizer esta curta oração:

HaRachaman hu Yachazir Lanu ("Ó Misericordioso! Que Ele volte para nós") 
Avodat Beit HaMikdash Li'mekomo ("O Serviço do Templo em seu lugar")
bimhayra be'yameinu. Amen; Selah. (rápido e em nosso tempo. Amém; Selah)

Uma vez que Shavuot ("Pentecostes") é o ponto culminante de Páscoa (ou seja, a libertação foi dada em prol da revelação da Torá), somos chamados a nos santificar para a revelação pessoal por meio dessas sete semanas de arrependimento. Cada dia, uma bênção é recitada em antecipação ao dia culminante de Shavuot.

Nota: O período do Omer é considerado um tempo de semi-luto em memória de uma praga devastadora (ou perdas em batalha) que matou milhares dos discípulos do Rabino Akiva durante a Revolta de Bar Kochba (130 EC). Normalmente, casamentos, celebrações e até cortes de cabelo são evitados durante este período. O 33º dia da contagem (o 18º de Iyar) é chamado de Lag B'Omer e é um feriado menor, já que a praga no acampamento de Akiva supostamente acabou nesse dia durante a revolta. Note também que o Talmud começa a contar o omer na noite de 16 de Nisan, precedendo o dia em que a Oferta do Omer (yom bikkurim) foi realmente trazida ao templo.


O Significado de Sefirat Ha'Omer

De acordo com alguns dos místicos judeus, a contagem do Omer representa o caminho de teshuvah, um dia para cada um dos 49 "níveis de pecado" que o povo judeu havia se degradado enquanto era escravo no Egito. Assim como existem 49 níveis de impureza espiritual (ou tumah, טוּמְאָה), também existem 49 níveis de pureza espiritual (ou tahora, טְהוֹרָה). Normalmente, é dada uma meditação para cada um dos 49 dias para ajudá-lo a purgar uma condição pecaminosa da sua vida, a fim de alcançar níveis mais elevados de pureza (esse processo às vezes é chamado de madregot ha-tahara, "as escadas da pureza").

Já que Shavuot é o ponto final de Pessach (ou seja, a libertação foi dada em prol da revelação da Torá), somos chamados a nos santificar para a revelação pessoal, participando dessas sete semanas de arrependimento. Como Deus é santo e Shavuot trata do encontro com Ele, devemos nos preparar e nos santificar realizando a contagem do Omer. Todos os dias, uma bênção é recitada em antecipação ao dia culminante de Shavuot. Contar o Omer é, portanto, um meio de preparação para a entrega da Torá a Israel - e para sermos restaurados a Deus.

Como Shavuot posteriormente adquiriu um foco mais agrícola, a Contagem do Omer foi usada para marcar o 50º dia (Jubileu) da estação de crescimento. Uma oferenda especial que envolvia o movimento de dois pães (ou seja, shtei ha-lechem, שְׁתֵּי הַלֶּחֶם) simbolizava a ocasião. Note que esta foi a única vez em que o pão fermentado foi usado pelos sacerdotes para a avodah.

De uma perspectiva messiânica, no entanto, é evidente que Deus também queria ter certeza de que o povo judeu não perderia algo importante aqui. Realmente, o Senhor poderia ter sido mais claro na Torá? É quase como se houvesse uma linha pontilhada apontando diretamente de Pesach a Shavuot - um "Jubileu" de dias.

Embora os sábios judeus não entendessem o uso do fermento proibido na oferta (Lev. 2:11), profeticamente a agitação de shtei ha-lechem retrata o "um novo homem" (composto de judeus e gentios) antes do altar do SENHOR (Efésios 2:14). A contagem regressiva para Shavuot, portanto, vai além da revelação da Torá dada no Sinai e aponta para a revelação maior de Sião. Yeshua remove nossa tumá e nos torna tahor por Seu sacrifício como o verdadeiro Cordeiro Pascal na Cruz; Shavuot é o cumprimento da promessa do advento do Espírito Santo para aqueles que confiam Nele. "Contar o Omer" é sobre ser vestido com o Ruach HaKodesh (Espírito Santo) para encontrar o Senhor da Glória ressuscitado.

Na tradição judaica posterior, os quarenta e nove dias entre Pessach e Shavuot marcam o tempo entre o Festival da "Redenção Física" (Páscoa) e o Festival da "Redenção Espiritual" (Shavuot). Na tradição rabínica, Shavuot comemora a entrega da Torá por Deus a Israel no Monte Sinai, chamado Mattan Torá. Historicamente, como um dos três festivais de peregrinação (shelosh regalim), judeus de todo o mundo vinham a Jerusalém para celebrar e reafirmar seu compromisso com a aliança de Moisés nessa época.

E esse era o costume quando Deus entregou a Substância da qual o festival de Shavuot era apenas um "tipo e uma sombra". Pois o Brit Chadashah revela que Shavuot é o clímax do plano de Deus para nossa libertação por meio de Yeshua, o Mashiach, o verdadeiro Cordeiro de Deus (Seh Elohim). A contagem regressiva para o Pentecostes representa a entrega da antecipada Nova Aliança à humanidade, pois neste mesmo dia o Espírito Santo foi dado para formar kehillat Mashiach - a Noiva do Messias.

Com um toque de divina ironia, na época em que judeus de todo o mundo se reuniam em Jerusalém para reafirmar seu compromisso com a aliança de Moisés, o Espírito Santo desceu sobre Israel para oferecer a promessa da Nova Aliança a todos os que crerem (ver Atos 2:1-42). Esta nova aliança torna a Torá uma questão do coração, escrita pelo Espírito de Deus, produzindo uma vida frutífera na liberdade dada a nós através do amor e graça do Senhor Yeshua o Mashiach, abençoado seja Ele.

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança: contra tais não há Torá. (Gl 5:22-23)


Sefirat Ha'Omer Aparições de Yeshua...

Por causa da ressurreição e da conexão com Shavuot (Pentecostes), a contagem do Omer é altamente simbólica para os crentes. Todas as aparições pós-ressurreição de Yeshua ocorreram nos dias da contagem do Omer.

Algumas dessas aparições foram as seguintes: No primeiro dia do Omer, Yeshua apareceu a Maria Madalena (Marcos 16:9; João 20:16-18), algumas outras mulheres (Mateus 28:5-10) e depois a Simão Pedro (Lucas 24:34; 1 Coríntios 15:5).

No segundo dia, Ele apareceu aos dois no Caminho de Emaús (Lucas 24:31) e mais tarde naquela noite aos Doze discípulos (Marcos 16:14; Lucas 24:33-39; João 20:19).

Uma semana depois, Ele apareceu novamente aos Doze (João 20:26) e oito dias depois apareceu a Tomé (João 20:24-29). Algum tempo depois, Ele apareceu pela terceira vez aos discípulos enquanto eles voltavam para seus trabalhos de pesca (João 21:1-14).

Mais tarde, Ele apareceu a 500 (1 Cor. 15:6) e depois a Tiago, o meio-irmão de Yeshua (1 Cor. 15:7). No 40º dia do Omer, Ele ascendeu ao céu de Betânia, mas antes disso, Yeshua ordenou a Seus seguidores que não deixassem Jerusalém até que a promessa do Pai fosse cumprida durante Shavuot (Lucas 24:50; Atos 1:9-12 ).


Fonte: https://hebrew4christians.com/Holidays/Spring_Holidays/Sefirat_HaOmer/sefirat_haomer.html