sexta-feira, 24 de março de 2023

פָּרָשַׁת הַשָּׁבוּעַ ("Parashat HaShavua" - Porção Semanal da Torah) - 24 mar 2023 - (COMPLETA)

Leia conosco estas porções da palavra de Deus que serão ouvidas nas sinagogas ao redor do mundo durante o serviço de Shabat (sábado) desta semana. Sabemos que você será abençoado(a)!

Parashat Vayikra ("e ele chamou")

  • Torá:  Levítico 1:1-6:7; 
  • Haftarah: Isaías 43:21 - 44:23; 
  • Brit Chadashah (Novo Testamento): Hebreus 9:1-28; 10:1-18; 13:10-15

O livro de Levítico chama-se Vayikra ("e Ele chamou"), após a primeira palavra do livro. Na tradição judaica, o Levítico é por vezes chamado o "Livro dos Sacrifícios" (הספר זבחים) uma vez que diz respeito às várias ofertas trazidas ao Senhor para fins de sacrifício no Mishkan (Tabernáculo). Mais de 40 por cento de todos os mandamentos da Torá encontram-se neste livro central das Escrituras.


A Relevância das Ofertas
 
"Falai aos filhos de Israel e dizei-lhes: 'Quando algum de vós trouxer uma oferta ao Senhor, trareis vossa oferta de animais do rebanho ou do rebanho'.  "Se sua oferta for um holocausto do rebanho, ele o oferecerá, um macho sem defeito; ele o oferecerá à porta da tenda da congregação, para que seja aceito perante o SENHOR".  (Levítico 1:2-3)
 
A parte da Torah, Vayikra, apresenta as leis do korbanot (קָרְבָּנוֹת ofertas), incluindo o korban olah (קָרְבַּן עוֹלָה) ou ofertas queimadas.
 
O substantivo hebraico olah significa subir porque o sacerdote queimaria as oferendas na madeira do altar, o aroma subiria para ser aceito pelo Senhor.
 
A palavra hebraica korbanot vem da palavra raiz k-r-v (קרב), que significa estar perto (karov).  Os sacrifícios, uma vez aceitos por Deus, restabelecem a proximidade e a intimidade entre Ele e Seu povo.
 
São nossas iniqüidades e pecados que nos separam de Deus e nos impedem de estabelecer ou manter um relacionamento íntimo com Ele.
 
"Mas suas iniqüidades o separaram de seu Deus; seus pecados esconderam Seu rosto de você, para que Ele não ouça". (Isaías 59:2)

Embora alguns crentes do Novo Pacto considerem as leis do Levítico irrelevantes e obsoletas, elas permanecem relevantes e são de fato extremamente importantes.
 
Por exemplo, sem elas não podemos compreender o conceito de sacrifício de sangue para expiar o pecado.
 
Esse conceito central no plano de Deus para redenção nos ajuda a entender corretamente a morte sacrificial de Yeshua (Jesus), o Messias.
 
Tentar compreender a morte de Yeshua na estaca de execução romana sem compreender os sacrifícios de sangue é como tentar construir uma casa sem uma fundação.  A casa pode durar um tempo, mas não suportará as tempestades ferozes sem essa base sólida.
 
Da mesma forma, devemos ter uma base sólida na Palavra de Deus para entender corretamente a Palavra de Deus, bem como navegar com sucesso através das tempestades da vida.

Uma menina judia segura o pergaminho da Torá, que é 
coberta por um manto Torah e uma couraça prateada.

O livro abre onde parou o livro do Êxodo, com Deus a chamar a Moisés do ohel mo'ed (Tenda da Reunião) relativamente às leis das várias ofertas de animais e farinhas (korbonot) que foram permitidas como sacrifícios.

Em Gênesis e Êxodo nos é dada uma narrativa histórica que revela tanto a atividade cósmica de Deus quanto Sua seleção de Israel como segulah - Seu povo escolhido do pacto. O Deus que conduziu os israelitas para fora do Egito e fez um pacto com eles no Sinai, fixou residência entre eles no mishkan (Tabernáculo). Agora que Deus está no meio do povo, porém, Vayikra revela como estar em relação com Ele. A chave é o sistema sacrificial.

Historicamente, é claro, houve sacrifícios feitos antes do mishkan ser construído como o centro ritualístico do pacto feito no Sinai.  Por exemplo, os seguintes sete tzaddikim (justos) foram todos ditos como tendo oferecido sacrifícios de animais antes da consagração do Tabernáculo para Israel:
  • Adão - Segundo o Midrash, depois que Adão comeu o fruto proibido da árvore do conhecimento do bem e do mal (etz hada'at tov v'ra'), ele experimentou a escuridão pela primeira vez quando o sol se pôs. Na manhã seguinte, no entanto, o sol se levantou, e Adam ofereceu um boi sobre um altar.
  • Abel - O filho de Adão Abel (Hevel) ofereceu o melhor de suas ovelhas sobre este mesmo altar ao SENHOR (Gn 4:2-4).
  • Noé - Depois que Noé deixou a arca, ele ofereceu sacrifícios dos animais "limpos" ao SENHOR em agradecimento por ter sobrevivido à mabul global (inundação). Note também que Noé sabia a diferença entre animais limpos (tahor) e animais sujos (tamei). (Gen. 7)
  • Abraão - Abraão construiu pelo menos quatro altares e ofereceu sacrifícios de animais sobre eles (Gn 12:7,8; 13:4, 13:18; 22:9).
  • Isaac - construiu um altar e ofereceu sacrifícios (Gn 26:25).
  • Jacó - construiu dois altares e ofereceu sacrifícios (Gn 33,20; 46,1).
  • Moisés - construiu vários altares antes de receber a revelação do mishkan no Sinai. Estes incluem os sacrifícios feitos após a batalha com Amalek (Ex. 17:5), bem como os sacrifícios feitos aos pés do Sinai após receber o habritefer (livro do Pacto) (Exod. 24:4-6).
O Princípio de Korban:
Pecado, Sacrifício e Confissão
Quando uma pessoa peca contra o Senhor, ela merece morrer. Satanás, o acusador, vem diante de Deus e faz um caso pela neshama (alma) da pessoa, mas Deus permite que a morte de uma vítima sacrificial tome o lugar do pecador. A pessoa culpada inclina suas mãos sobre a cabeça do animal (semichah) e depois diz viduy (confissão): "Mereço morrer em vez deste animal inocente, mas o Senhor aceita misericordiosamente a morte deste inocente em meu lugar". Quando Deus vê o sangue derramado ou a fumaça ascendente do sacrifício, ele perdoa o pecador com base em sua fé e teshuvah (arrependimento).
A Torá afirma que de todos os vários animais kosher, apenas três tipos seriam aceitáveis para sacrifício sobre Seu altar: bois sem defeitos (um touro ou vaca), ovelhas (um carneiro ou ovelha), ou cabras (um pato ou corça). Cada tipo desses animais é domesticado e pacífico. Além destes mamíferos, apenas duas aves foram autorizadas a serem sacrificadas: rolas e pombos, ambos igualmente não raptados e pacíficos.  Além destes sacrifícios de animais, uma pessoa pobre podia oferecer ofertas de grãos que eram usados para fornecer pão para o kohanim (sacerdotes).

Cinco tipos de Korbanot
Há cinco tipos de korbonot detalhados nesta parashah:

Olah (עלָה), uma "oferta ascendente": Este foi um sacrifício de livre arbítrio (ou seja, nedavah: נְדָבָה) que foi consumido inteiramente pelo fogo do altar. A vítima do sacrifício deve ser um animal ou um pássaro sem defeito. Quando o animal é abatido, o kohen pega seu sangue em uma panela e o asperge (zerikat hadam) sobre o altar. O animal é então cortado, salgado e inteiramente queimado. Normalmente, semichah (encostar as mãos na cabeça do animal) e viduy (confissão de pecado) acompanham este sacrifício (embora no caso de um pássaro olah, a semichah não seja realizada).
 
Minchah (מִנְחָה), "oferta de refeição": Esta foi uma oferta de nedavah (livre arbítrio) de farinha (preparada com farinha fina, azeite de oliva e incenso), geralmente trazida por uma pessoa de meios modestos. Parte da oferta de refeição é queimada no altar, e o restante é comido pelo kohanim (a palavra "mincha" significa presente). Note que qualquer oferta de farinha deve ser assada rapidamente para evitar que a massa se levante (ou seja, pão ázimo). Como os sacrifícios de animais, as oferendas de minchah também devem ser salgadas.
 
Shelamim (שְׁלָמִים), "oferta de paz": Esta foi uma oferta de nedavah (livre arbítrio) (comida por quem a trouxe) dada como uma forma de expressar gratidão a Deus em ocasiões de alegria. A semichah é realizada, embora em vez de viduy, seja oferecido louvor ao SENHOR.
 
Chatat (חַטַּאת), "oferta pelo pecado": Esta foi uma oferta de jeová (obrigatória) para fazer expiação por certos pecados cometidos involuntariamente por um indivíduo (pelo Sumo Sacerdote, por toda a comunidade, pelo rei ou pelo judeu comum). Note que não há sacrifício explícito por pecados deliberados, intencionais e intencionais contra o SENHOR, mas sim punição por uma morte prematura.
 
Asham (אָשָׁם), "oferta de culpabilidade": Esta foi uma oferta de jeová (exigida) como parte da penitência exigida por certos atos impróprios (por exemplo, reter os bens de outrem jurando falsamente). (Em cada caso, o malfeitor era obrigado a restaurar a propriedade mais 20% adicionais a seu legítimo proprietário antes de poder oferecer este sacrifício e receber o perdão).

Note que as ofertas pelo pecado (chatat e asham) foram chovah (obrigatórias) para que a expiação fosse feita. Elas tinham que ser oferecidas pelo Sumo Sacerdote ungido que aspergia o sangue do sacrifício sete vezes dentro do Mishkan (tabernáculo) no altar dourado em frente ao parochet (a cortina diante do Santo dos Santos). O chalabim (gordura) era queimado no altar, mas ao contrário das outras oferendas, o resto do animal (sua pele, carne e partes do corpo) seria levado "para fora do acampamento" para ser queimado com fogo.

O Talmud (Yoma 2:2) afirma que cinco milagres ocorreram com o fogo que desceu do céu:
  • A chama estava sobre o altar (ou seja, mizbe'ach: מִזְבֵּחַ) sob a forma de um leão.
  • O fogo brilhava tão intensamente como o sol.
  • O fogo realmente tinha uma substância.
  • O fogo consumia tanto úmido quanto seco.
  • A chama não produziu nenhuma fumaça.

O midrash judaico afirma que a carne do korbanot nunca se estragou, mesmo que tenha levado dias para ser queimada sobre o altar. Além disso, apesar da presença de sangue em todo o mishkan, nenhuma mosca invadiu a área por causa de sua santidade especial.

Nota: Apesar do abandono do sistema sacrifical após a destruição do Segundo Templo no ano 70 d.C. (após o Mashiach Yeshua ter chegado como nosso Kohen Gadol (Sumo Sacerdote) do Novo Pacto), o Levítico continuou a exercer uma influência na vida judaica, já que quase metade dos 613 mandamentos são encontrados nele e grande parte do Talmude é baseado nele. Na Europa, era tradicional para as crianças que começavam seus estudos hebraicos começar com o livro de Vayikra, que é um costume ainda hoje praticado.

Para algumas pessoas, uma consciência culpada por pecados passados faz com que elas se alienem de Deus, apesar de terem recebido o perdão. 
 
O sacrifício de sangue de Yeshua, no entanto, foi derramado para nos restabelecer o relacionamento correto com Deus e para nos purificar completamente de qualquer vestígio de uma consciência culpada:
 
"Quanto mais o sangue do Messias que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo sem mancha a Deus, purificará sua consciência de obras mortas para servir ao Deus vivo?" (Hebreus 9:14)
 
Apesar disso, alguns seguidores de Yeshua ainda lutam com culpa e condenação, mesmo que a Palavra de Deus prometa que aqueles que estão no Messias são livres:
 
"Portanto, não há condenação para aqueles no Yeshua, o Messias, que não andam em carne e osso".  (Romanos 8:1)
 
Assim como o sangue do cordeiro teve que ser aplicado nos umbrais de nossas casas no Egito, assim também o sangue de Yeshua deve ser aplicado em nossos corações, pela fé, para nos lavar de cada traço de consciência culpada e vergonha sobre nossos pecados passados.
 
"Aproximemo-nos com um coração verdadeiro, em plena certeza de fé, tendo nosso coração aspergido de uma consciência má e nosso corpo lavado com água pura" (Hebreus 10:22) 
 
As águas puras referem-se ao mikvah, o ritual de imersão na água, que é simbólico de nosso novo nascimento espiritual.

Somente quando nossos corações tiverem sido limpos (aspergidos com o sangue de Yeshua) e nossos corpos imersos no mikvah, poderemos ter esta total garantia de fé que nos permite nos aproximar de Deus.
 
Uma consciência culpada sobre nosso passado nos separará da intimidade com Deus, bem como com outros crentes no Corpo do Messias.
 
Uma vez que nos aproximamos de Deus (Hebreus 10:22), devemos "considerar como podemos estimular-nos mutuamente em direção ao amor e às boas obras".  Em vez de nos isolarmos, somos exortados a nos encontrar com os outros onde possamos encorajar os outros e ser encorajados. (Hebreus 10:24-25)
 
Como cada um de nós recebeu o "ministério da reconciliação", devemos ser agentes de cura e restauração através do Messias Yeshua.

As leituras da Brit Chadashah dizem respeito à superioridade do sacrifício do Mashiach como o sacrifício "de uma vez por todas" pelo pecado. Em vez de sacrifícios e ofertas diárias, o Mashiach veio para cumprir a vontade de Deus, tornando-se obediente a tudo o que a Lei exigia e oferecendo-se como a Última Vítima Sacrificial, verdadeiramente sem mancha ou mancha.

"Quando ele disse, 'Você não desejou nem teve prazer em sacrifícios e ofertas e ofertas queimadas e ofertas pelo pecado' (estas são oferecidas de acordo com a Torá), então ele acrescentou, 'Eis que eu vim para fazer sua vontade'.  Ele aboliu a primeira para estabelecer a segunda. E com isso teremos sido santificados através da oferta do corpo de Jesus Cristo de uma vez por todas" (Hebreus 10:8). "Porque por uma única oferenda ele aperfeiçoou para sempre aqueles que estão sendo santificados". (Hebreus 10:14).

Além disso, assim como o sangue da oferta pelo pecado foi trazido ao Santo Lugar pelo Sumo Sacerdote ungido, assim Yeshua apresentou Seu próprio sangue no Santo Lugar feito sem mãos, e depois "sofreu fora do campo":

"Temos um altar do qual aqueles que servem a tenda não têm o direito de comer". Pois os corpos daqueles animais cujo sangue é trazido para os lugares santos pelo sumo sacerdote como sacrifício pelo pecado são queimados fora do acampamento. Assim, Jesus também sofreu fora do portão para santificar o povo através de seu próprio sangue. Portanto, vamos até Ele fora do acampamento e levemos a reprovação que ele suportou. Pois aqui não temos cidade duradoura, mas buscamos a cidade que está por vir. Através dele, então ofereçamos continuamente um sacrifício de louvor a Deus, isto é, o fruto dos lábios que reconhecem seu nome". (Hebreus 13:10-15)

Um dos papéis de nosso amado Mashiach Yeshua (Jesus Cristo) é o de Kohen HaGadol (Sumo Sacerdote) que ofereceu verdadeiro kapparah [expiação] por nossos pecados, oferecendo Seu próprio sangue no Santo dos Santos feito sem mãos. Como está escrito na carta de Hebreus:

"Portanto, santos irmãos, vós que participais de um chamado celestial, considerai Jesus, o apóstolo e sumo sacerdote de nossa confissão, que foi fiel àquele que o designou, assim como Moisés também foi fiel em toda a casa de Deus." (Hebreus 3:1-2)

A Importância de um Sacrifício de Sangue
Em Levítico 17:11 está escrito:

"Porque a vida da carne está no sangue, e eu a dei para vocês no altar para expiar (l'kapeir) por suas almas, pois é o sangue que faz expiação (y'khaper) pela vida".

Um sacrifício de sangue é exigido pelo SENHOR para a questão do pecado. Levítico 17:11 concorda com o ensinamento do B'rit Chadashah em Hebreus 9:22: "Sem o derramamento de sangue não há remissão". Em Yoma 5a está igualmente escrito: "Não há expiação sem sangue". A substituição do derramamento de sangue, o princípio "vida por vida", é essencial para a verdadeira "expiação" com o Senhor Deus.

Yeshua ofereceu Seu próprio corpo para ser o perfeito Sacrifício pelos pecados. Por Seu sangue derramado recebemos a expiação completa diante de Adonai. O sistema levítico de sacrifícios animais, incluindo o elaborado ritual Yom Kippur, foi concebido para prenunciar o verdadeiro e permanente Sacrifício de Yeshua como o meio de nossa reconciliação com Deus. O B'rit Yeshanah (antigo pacto) fornece uma sombra da substância revelada no B'rit Chadashah (novo pacto). Se o antigo pacto tivesse sido suficiente para fornecer uma solução permanente para o problema de nosso pecado, nunca teria havido necessidade de um novo pacto para superá-lo (Hebreus 8:7).

Sob o antigo pacto, os sacrifícios são apenas pecados "cobertos", mas sob o novo pacto, estes pecados são inteiramente tirados (Hebreus 7:27, 9:12, 9:25-28). Não há mais necessidade de sacrifícios contínuos, já que Yeshua providenciou o sacrifício único por todos os nossos pecados (Hebreus 9:11-14; 9:24-28; 10:11-20).

De fato, Yeshua ha-Mashiach é a "propiciação" ou "expiação" por nossos pecados. A palavra grega usada em Romanos 3:25, 1 João 2:2, e 1 João 4:10 ("hilasterion") é a mesma palavra usada na LXX para o kapporet [cobertura da arca do pacto] no Santo dos Santos que foi aspergido com o sangue do sacrifício no Yom Kippur.

Pois o Messias entrou, não em lugares santos feitos com as mãos, que são cópias das coisas verdadeiras, mas no próprio céu, para aparecer agora na presença de Deus em nosso favor. Nem foi para se oferecer repetidamente, pois o sumo sacerdote entra todos os anos nos lugares santos com sangue e não com sangue próprio, pois então ele teria que sofrer repetidamente desde a fundação do mundo. Mas como é, ele apareceu de uma vez por todas no final dos tempos para afastar o pecado pelo sacrifício de si mesmo... Assim, o Messias, tendo sido oferecido uma vez para suportar os pecados de muitos, aparecerá uma segunda vez, não para lidar com o pecado, mas para salvar aqueles que estão ansiosamente esperando por ele. (Hebreus 9:24-ff)

Você fez pessoalmente semichah ao impor as mãos sobre Jesus como seu sacrifício pelo pecado? Você já fez viduy (confissão) de sua necessidade de libertação através Dele?

O sangue da aspersão

 "Ele matará o jovem touro diante do SENHOR; e os filhos de Arão os sacerdotes oferecerão o sangue e aspergirão o sangue ao redor do altar que está à porta da tenda da reunião".  (Levítico 1:5)

O Cohen (Sumo Sacerdote) não apenas aspergiu o sangue ao redor do altar, ele mergulhou seu dedo nele e o aspergiu sete vezes diante do Senhor, em frente ao véu.  (Levítico 4:17)

Alguns sugerem que, da mesma forma, o sangue de Yeshua, que era o Sumo Sacerdote (Cohen HaGadol) da Nova Aliança, também foi aspergido diante do Senhor sete vezes:

Yeshua transpirava gotas de sangue no Jardim do Getsêmani quando Ele rezava ao Pai:  "E estando angustiado, Ele rezou mais intensamente, e Seu suor era como gotas de sangue caindo no chão".  (Lucas 22:44)

  • Ele foi golpeado no rosto até ser "manchado além do reconhecimento".  (Isaías 52:14)
  • Suas costas foram açoitadas por um chicote (Isaías 50:6; Mateus 27:26)
  • Os soldados colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça.  (João 19:2)
  • Arrancaram-lhe a barba.  (Isaías 50:6)
  • Trespassaram Suas mãos e Seus pés (Salmo 22:16; Lucas 24:39; João 20:27)
  • Eles furavam Seu lado com uma lança e saíam sangue e água. (Salmo 22:14; João 19:34)

Contrafação Satânica
 
Os ativistas dos direitos dos animais provavelmente ficam horrorizados ao ler sobre todos os sacrifícios que a Torá exige.  
 
Algumas pessoas, mesmo os crentes, estão desconfortáveis com toda a idéia de sacrifícios de sangue.  Uma das razões é nossa natural aversão humana ao sangue.  Outra razão é por causa da associação com rituais satânicos malignos.
 
O satanismo observa seu próprio sistema de sacrifícios de sangue aos poderes das trevas.
 
Além disso, Satanás freqüentemente tenta distorcer e perverter a Palavra de Deus, usando-a para seus próprios propósitos malignos.  Lucas 4 nos dá um exemplo de como ele fez isso com Yeshua quando Ele foi testado no deserto.
 
Satanás engana substituindo falsificações perversas pelas coisas santas de Deus, como sacrifícios de sangue.
 
Pessoas de várias religiões pagãs têm praticado a matança ritual de animais para apaziguar seus falsos deuses.  Muitas culturas usaram o sacrifício de animais em cerimônias de purificação.  Algumas delas incluem (além dos hebreus): Gregos, romanos, egípcios antigos, astecas e iorubás.
 
O sacrifício de animais ainda é praticado hoje em dia?  Atualmente não no judaísmo, pois o korbanot não pode ser oferecido sem o Templo em Jerusalém.  E não existe um Templo há quase 2.000 anos.
 
Entretanto, fora do judaísmo, ele é praticado.  Os seguidores de Santeria (uma religião de origem caribenha) oferecem até hoje alguns animais de sacrifício para curar os doentes ou dar graças a seu deus (Orisa) como parte de suas atividades rituais.
 
Há também alguns cristãos em certas aldeias gregas que, numa prática chamada kourbània, sacrificam animais a santos ortodoxos.

Sacrifício humano
 
Outra falsificação satânica ao sistema sacrifical de Deus é encontrada em algumas culturas e religiões nas quais os seres humanos foram sacrificados como uma forma de dar o melhor de si mesmos ao seu deus.
 
Em tempos de desastres naturais, como terremotos, inundações ou erupções vulcânicas, que historicamente têm sido entendidos como evidência da raiva ou desagrado de sua divindade, outras culturas têm oferecido sacrifício humano na esperança de apaziguar a ira de seus deuses.
 
Mesmo no Ocidente, os adoradores de Satanás e suas entidades demoníacas têm realizado sacrifícios de sangue humano desde os tempos antigos, por isso é provável que esta prática continue até hoje, especialmente dentro de comunidades secretas fora da cultura dominante.
 
O judaísmo, por outro lado, abomina o conceito de sacrifício humano, porque é abominável a Deus, como está escrito:  "Nunca dê seus filhos como sacrifícios ao deus Molech".  Se o fizer, estará desonrando o nome de seu deus".  Eu sou YHVH".  (Levítico 18:21)
 
É por esta razão que a maioria dos judeus acha tão difícil acreditar no sacrifício Yeshua-humano que sempre foi associado ao paganismo e é estritamente proibido.

O Único Deus Verdadeiro proibiu completamente Seu povo dos costumes de culto pagão e especialmente a prática do sacrifício humano:
 
"Você não deve adorar ao Senhor seu Deus no seu caminho, porque ao adorar seus deuses, eles fazem todo tipo de coisas detestáveis que o Senhor odeia".  Eles até queimam seus filhos e filhas no fogo como sacrifícios aos seus deuses". (Deuteronômio 12:31)
 
Sabendo que Deus detesta o sacrifício humano, especialmente de um filho ou filha às mãos de um dos pais, o povo judeu naturalmente assume que nosso Deus nunca permitiria que alguém morresse uma morte substitutiva como os animais.
 
Este é um obstáculo significativo para receber a salvação através de Yeshua, o Messias, para o povo judeu.  Entretanto, o antigo profeta Isaías revelou que há muito tempo Deus planejava colocar todos os nossos pecados e iniqüidades sobre o Messias:
 
"Mas Ele foi trespassado por nossas transgressões, Ele foi esmagado por nossas iniqüidades; o castigo por nosso bem-estar caiu sobre Ele, e por Sua flagelação somos curados. Todos nós, como ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para seu próprio caminho; mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de todos nós".  (Isaías 53:5-6)

Deus não pretendia que Seu korbanot fosse realizado por um povo que estava determinado a viver vidas sem lei. Eles nunca foram uma substituição para viver em comunhão com Ele e ter o coração direito.
 
Da mesma forma, o sacrifício de Yeshua era para restaurar a comunhão com nosso Pai sobre uma pessoa que procurava se aproximar dEle, arrependendo-se sinceramente de seus pecados e aceitando o sacrifício como um presente gratuito em seu nome.
 
O sangue do Cordeiro de Deus (Yeshua) tira os pecados daqueles que acreditam em quem Ele é, no que Ele fez, se voltam de seus pecados, e O seguem.
 
Deus não se deleita no sacrifício, mas no coração direito da pessoa que o oferece.
 
Todos os profetas hebreus advertiram o povo de que oferecer sacrifícios sem retornar aos princípios de justiça que nosso Deus estabeleceu para nós em Sua Palavra seria em vão.
 
Em última análise, o que Deus exige de cada um de nós é praticar justiça, misericórdia e humildade para com Deus e o homem.

"Foi-te dito, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige de ti: apenas fazer justiça, e amar a misericórdia, e caminhar humildemente com teu Deus".  (Miquéias 6:8)
 
E Yeshua, que nos libertou do mau mestre do pecado através de Sua morte e ressurreição, nos deu o poder de sermos justos, de amar a misericórdia e de andar humildemente com nosso Deus.

Ao entrarmos na época da Páscoa, preparemos nossos corações e nossas vidas para afastar velhos pecados e culpas e abraçar o perdão e a liberdade que Yeshua nos oferece Nele.
 
E proclamemos Seu amor a todos aqueles que O buscam, mas ainda não O encontram.
 
"Proclamemos o poder de Deus, cuja majestade está sobre Israel, cujo poder está nos céus".  (Salmo 68,34)

Benção depois do estudo da Torah:

Fontes de Pesquisa:

https://hebrew4christians.com/Scripture/Parashah/Summaries/Vayikra/vayikra.html
https://free.messianicbible.com/parasha/parasha-vayikra-and-he-called-the-blood-of-the-lamb-and-the-aftermath-of-disobedience-5783/

Gostou do conteúdo?

Inscreva-se GRATUITAMENTE na nossa Newsletter (Boletim Informativo) Sabático(a), para ficar bem-informado sobre algumas das principais notícias de: Israel, do Brasil e do mundo (as vagas para as inscrições são: limitadas)! Não perca tempo inscreva-se agora mesmo! Neste Link: https://judeusverdadeiros.systeme.io/newsletter

Não se esqueça de participar dos nossos grupos:
- no Facebook: https://www.facebook.com/groups/judeusverdadeiros/
- no Telegram: https://t.me/cejcs
- na Systeme: https://judeusverdadeiros.systeme.io/community/judeusverdadeiros/join

Contato direto através do Telegram: https://t.me/judeuverdadeiro

“Anunciarei teu nome a meus irmãos, no meio da assembléia cantarei os teus louvores.” (Salmos 21:23 e Hebreus 2:12)

“O temor do Senhor (YHWH) é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” (Provérbios 1:7)

 “Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.” (1 João 4:16)

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30)

Seleção de estudos, tradução e adaptação feita com muito amor por: @judeusverdadeiros

Obrigado. 

Shalom.